Corretoras de investimentos: o que analisar na escolha?
As corretoras de investimentos desempenham um papel importante na vida financeira de muitas pessoas. Afinal, elas são intermediárias na relação entre investidores e ativos financeiros. Além disso, oferecem também serviços de assessoria de investimentos. Se você está pensando em investir, uma das primeiras decisões que deve tomar é escolher a corretora que melhor atenda às […]
As corretoras de investimentos desempenham um papel importante na vida financeira de muitas pessoas. Afinal, elas são intermediárias na relação entre investidores e ativos financeiros. Além disso, oferecem também serviços de assessoria de investimentos.
Se você está pensando em investir, uma das primeiras decisões que deve tomar é escolher a corretora que melhor atenda às suas necessidades.
No entanto, como saber quais são confiáveis e oferecem as melhores opções? Como elas funcionam? Acompanhe conosco as informações a seguir e esclareça suas dúvidas!
O que são corretoras de investimentos?
Corretoras de investimentos são empresas que atuam como intermediárias entre os investidores e o mercado financeiro. Elas oferecem diversas alternativas de aplicação em renda fixa ou variável, como ações, fundos de investimento, títulos públicos, entre outros.
Uma pessoa física não tem acesso aos investimentos diretamente. Por isso, é preciso contar com uma instituição que seja a ponte entre o investidor e os investimentos. Essas empresas também oferecem assessorias, plataformas de negociação e ferramentas de análise para auxiliar os investidores na tomada de decisões.
Por meio delas, você pode, por exemplo, comprar e vender ativos em plataformas como o home broker. Logo, as corretoras de valores servem para facilitar o acesso dos investidores a ativos financeiros. Como consequência, é possível diversificar a carteira e buscar oportunidades de rentabilidade.
Como funcionam?
Uma vez que a conta é aberta, você tem acesso à plataforma de negociação da corretora, que permite visualizar as cotações dos ativos, realizar ordens de compra e venda, acompanhar o desempenho das carteiras, analisar gráficos e ver a evolução do patrimônio.
Além da plataforma de negociação, as corretoras de investimentos também podem oferecer uma variedade de serviços adicionais, como análises de mercado, recomendações de investimento de acordo com o seu perfil, relatórios de pesquisa, acesso a ofertas públicas iniciais (IPOs) e suporte ao cliente.
Por sua vez, elas cobram taxas e comissões pelos serviços prestados. Essas taxas podem variar de acordo com o tipo de investimento. É importante verificar as taxas cobradas antes de escolher uma intermediária, pois elas podem afetar a rentabilidade dos investimentos.
Vale destacar que as corretoras de valores estão sujeitas à regulamentação e supervisão dos órgãos reguladores do mercado financeiro, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Bacen (Banco Central do Brasil) e a B3 (Bolsa de Valores).
Para funcionar, elas precisam de autorização do Bacen. Tudo isso ajuda a garantir a segurança e a transparência das operações realizadas.
Qual a diferença entre corretoras, bancos e assessorias de investimentos?
Entenda a diferença entre corretoras, bancos e assessorias de investimentos e escolha o melhor caminho para fazer seu dinheiro render. Como cada um desses serviços pode ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros? Confira a seguir.
Bancos
Os bancos são instituições financeiras que lucram principalmente com operações de crédito. Ou seja, eles captam recursos e emprestam para pessoas jurídicas e físicas.
Com isso, o que eles desejam é captar recursos a um baixo custo e emprestar a um valor mais elevado. A diferença do valor pago em juros ao investidor para captar recursos e o que é cobrado pelo banco para viabilizar empréstimos é denominado spread.
Por esse motivo, o crédito bancário tem um custo elevado, até mesmo porque o banco de varejo não costuma ter concorrência na plataforma de investimento, o que torna o preço de equilíbrio mais alto.
Corretoras de investimentos
De forma contrária, as corretoras de investimentos não podem realizar operações de crédito. Na verdade, elas têm uma espécie de vitrine de investimentos, pela qual os investidores podem aplicar em diferentes tipos de ativos e emissores.
Uma das principais vantagens de investir por meio de corretoras é a possibilidade de obter taxas mais baixas em comparação com os bancos tradicionais.
Vale lembrar que não são as corretoras de valores que emitem a maioria das aplicações disponíveis, diferentemente do que ocorre com bancos de varejo. Elas ofertam os investimentos em parceria com instituições financeiras.
Assessorias de investimentos
Já as assessorias de investimentos são serviços prestados por profissionais que auxiliam os clientes na tomada de decisões relacionadas às aplicações no mercado financeiro. Esses profissionais possuem conhecimento e expertise em produtos de investimento e estratégias de alocação de ativos.
A principal função de uma assessoria é orientar e aconselhar os clientes na definição de objetivos financeiros, perfil de investidor e na seleção de investimentos mais adequados às suas necessidades, levando em conta a tolerância ao risco.
Eles analisam diversos fatores, como prazo, liquidez, rentabilidade e diversificação para recomendar as melhores opções. Em geral, o serviço é fornecido por corretoras de valores e empresas especializadas.
Quais são as taxas cobradas por corretoras de investimentos?
Entender quais são as taxas que as corretoras cobram é importante para que você estime os custos dos investimentos ao escolher uma instituição financeira. As taxas podem variar dependendo do tipo de investimento.
Taxa de custódia
A taxa de custódia é cobrada pelas corretoras de investimentos para guardar e administrar os ativos financeiros do investidor. Ela pode ser de diferentes valores, dependendo do volume de movimentações, sendo isenta em alguns casos. A cobrança é feita pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).
Taxa de corretagem
Esta é a taxa cobrada pela corretora para realizar as operações de compra e venda de ativos financeiros, como ações, fundos imobiliários, entre outros. Em geral, quanto maior a quantidade de operações realizadas pelo investidor, menor a taxa.
Taxas de abertura e manutenção de conta
Em alguns casos, as corretoras de investimentos podem fazer cobranças para abrir e manter a conta dos clientes. As políticas podem ser diferentes de uma empresa para outra.
Taxa de performance
Esta é uma taxa cobrada quando o fundo de investimento supera determinado índice de referência, como o CDI, por exemplo. Essa taxa é calculada sobre a rentabilidade excedente e segue a política da corretora.
Emolumentos
Os emolumentos são taxas da B3 (Bolsa de Valores) e o valor depende do volume de negociação das ações. Ou seja, quem investe R$ 1 mil pagará valores diferentes de quem investe R$ 10 mil.
Quais as vantagens de investir por meio de corretoras?
Até agora, vimos como funcionam as corretoras de investimentos e as diferenças entre assessorias e bancos, além das taxas cobradas. Confira nos próximos tópicos os pontos positivos de investir por corretoras.
Ajuda de profissionais especializados
As corretoras de valores, como a InvestSmart XP, contam com equipes de profissionais qualificados, como analistas financeiros e assessores de investimentos, que ajudam os investidores a tomar decisões e maximizar seus retornos.
Esses profissionais estão disponíveis para fornecer orientação personalizada, recomendar estratégias de investimento adequadas ao perfil do investidor e auxiliar na seleção de ativos financeiros.
Eles podem ajudar os investidores a entender melhor as nuances do mercado financeiro, como as tendências, os riscos associados a determinados tipos de investimento e as oportunidades mais promissoras.
Acesso às melhores plataformas de investimentos
As corretoras de investimentos geralmente oferecem plataformas online de alta tecnologia. Elas permitem aos investidores acessar uma grande variedade de ativos financeiros, seja de renda fixa ou de renda variável.
Nessas plataformas existe a possibilidade de personalização da carteira de investimentos. Os investidores podem escolher entre uma ampla variedade de ativos e criar um portfólio variado que atenda às necessidades e aos objetivos financeiros de cada pessoa.
Amplas opções de investimentos
As corretoras de investimentos oferecem acesso a uma grande variedade de ativos financeiros, como:
- ações;
- fundos imobiliários;
- títulos públicos;
- fundos de investimento;
- debêntures;
- CDBs (Certificados de depósito bancário);
- LCIs (Letras de crédito imobiliário);
- LCAs (Letras de crédito do agronegócio);
- contratos futuros;
- BDRs (Brazilian Depositary Receipts);
- ETFs (Exchange Traded Funds);
- outros.
Menores custos e taxas
Ao utilizar uma corretora, você pode ter acesso a um amplo leque de produtos e serviços financeiros com custos mais baixos em comparação com outras instituições financeiras tradicionais, como bancos.
Quais as desvantagens?
Uma das desvantagens de utilizar serviços das corretoras de investimentos é que, dependendo do valor das taxas de custódia e de administração, pode haver um impacto relevante sobre a rentabilidade dos investidores.
No caso de investimentos de longo prazo, as taxas pagas mensalmente podem influenciar de modo considerável o valor de resgate no futuro.
Se o investidor tem um portfólio diversificado, os custos podem compensar as aplicações. Porém, se ele investe apenas em renda fixa, por exemplo, isso pode influenciar os retornos. Por sua vez, há corretoras que oferecem isenção de certas taxas.
Como saber se uma corretora é confiável?
É importante saber se a corretora de investimentos é confiável porque os investidores precisam ter segurança de que o patrimônio será preservado. Logo, entenda alguns critérios para fazer essa análise.
Selos de qualidade da B3
A B3 fornece selos de qualificação tendo como referência o PQO (Programa de Qualificação Operacional). Esse programa conta com critérios financeiros e operacionais envolvendo qualidade, integridade e nível de tecnologia das corretoras de investimentos.
Ao todo, são cinco selos: Retail Broker, Execution Broker, Agro Broker, Carrying Broker e Nonresident Investor Broker.
Autorização do Banco Central
Para que uma corretora seja considerada confiável, é essencial que ela seja autorizada pelo Bacen, que é a autoridade monetária do país e tem como objetivo garantir a estabilidade do sistema financeiro.
Dessa forma, a corretora se submete a uma série de requisitos e normas estabelecidas pela entidade, visto que o Bacen é responsável por regulamentar e supervisionar as atividades das corretoras de investimentos.
Cadastro na CVM
É indispensável que a corretora esteja cadastrada na CVM, que é uma entidade responsável por regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil.
Assim, a corretora se compromete a seguir uma série de regras e normas estabelecidas pelo órgão, visando garantir a transparência e segurança das operações realizadas pelos investidores. Você pode conferir se a corretora está cadastrada no próprio site da CVM.
Selo Cetip Certifica
Na avaliação de corretoras de investimentos, é bom verificar se ela conta com o selo Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos). O selo é concedido às instituições registradas na entidade. Com isso, você terá garantias de que seus investimentos têm registro no seu CPF ou CNPJ.
Adesão da Anbima
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define códigos e regras sobre boas práticas no setor financeiro. Por conseguinte, quem é associado precisa se adequar às normas.
Além disso, a adesão envolve a participação em programas de certificação para seus profissionais.
Habilitação do Tesouro Direto
Você pode conferir também se a corretora tem habilitação no Tesouro Direto. Se tiver, significa que ele atende a diversos critérios do órgão para operar regularmente. É possível verificar as empresas habilitadas e credenciadas no site do Tesouro.
Como escolher a corretora de valores?
Antes de tudo, é preciso pesquisar a reputação das corretoras de investimentos para fazer a melhor escolha. Nesse sentido, ao verificar quais são os certificados que ela possui, você tem parâmetros que atestam a qualidade da empresa.
Outro critério é conferir quais são as taxas cobradas, para que você busque o melhor custo-benefício. Além disso, veja se o atendimento é satisfatório, bem como a estabilidade do sistema e o total de produtos oferecidos.
Quais são as melhores corretoras de investimentos?
Para te ajudar na escolha, preparamos um ranking das melhores corretoras de investimentos, com suas vantagens e desvantagens. Confira!
XPI – XP Investimentos
A XP Investimentos é a maior corretora de investimentos do Brasil. Presente na Nasdaq, bolsa americana, e dona de outras instituições como Rico e Clear, a XP se destaca pela assessoria personalizada e capilaridade nacional.
Vantagens | Desvantagens |
Plataforma moderna | Corretagem alta |
Vasta gama de ativos | Não abre conta conjunta |
Composição de carteira | |
Educação financeira (Xpeed) | |
Conta digital | |
Aplicativo com bom desempenho | |
App XP Trader | |
Assessoria de investimentos | |
Simuladores de investimentos | |
Cartão de crédito | |
Seguro de vida |
Rico
A Rico se consolidou como uma das principais corretoras de investimentos do Brasil. Integrada ao Grupo XP, um dos maiores grupos financeiros do país, a Rico oferece um ambiente seguro e confiável para seus clientes.
A corretora foi fundada em 2011 com a missão de facilitar o acesso ao mundo dos investimentos para todos, independentemente do seu conhecimento ou experiência.
Vantagens | Desvantagens |
Investimento descomplicado e transparente | Sem conta conjunta ou PJ |
Isenção da maior parte das taxas | Problemas com o home broker. |
Apoio de influenciadores | Plataforma complexa para investidores iniciantes |
Cartão de crédito | Opções limitadas em investimentos de renda fixa |
Conta digital | |
CDBs promocionais | |
Análises e relatórios | |
Composição de carteira |
BTG – BTG Pactual Digital
O BTG Pactual Digital é o maior banco de investimentos da América Latina. Reconhecido como uma das melhores corretoras para investir, ele se destaca pela ampla variedade de produtos disponíveis com foco em clientes de alta renda.
Vantagens | Desvantagens |
Conta digital completa | Corretagem alta |
Assessoria de investimentos | Primeiro no Ranking de Reclamações do Banco Central |
Composição de carteira | Pouca variação de perfis (recomendado para clientes de alta renda) |
Cartão de crédito | |
Seguro de vida | |
Serviço de câmbio | |
App BTG Trader |
Modalmais
A Modalmais, corretora digital do Banco Modal, foi fundada em 1995 com a missão de oferecer aos investidores uma experiência personalizada e completa. Eles são especialistas em atender às necessidades de quem busca rapidez, facilidade e as melhores condições na hora de investir.
Vantagens | Desvantagens |
Diversos planos de corretagem | Custos de corretagem |
Amplo catálogo de produtos | Suporte insatisfatório |
Custos competitivos | Problemas com a plataforma |
Atendem vários perfis de investidores | problemas com a plataforma |
Acesso às plataformas MetaTrader 5 e TRYD Pro | Dificuldade na transferência de custódia entre corretoras de valores |
Nu Invest
A corretora de investimentos do Nubank, anteriormente conhecida como Easynvest, ostenta uma reputação de excelência no mercado. Essa reputação se deve a diversos fatores, como a simplicidade e intuitividade da plataforma, além da isenção de diversas taxas que oneram os investimentos em outras corretoras.
Vantagens | Desvantagens |
Isenção de taxas para diversos produtos | Precisa investir no mínimo R$ 1 mil para começar na renda fixa |
Variedade de ativos | Plataforma não é ideal para fazer day trade ou investir em mercado futuro |
Ideal para quem está começando | Home broker personalizado pode ser difícil de entender |
Atendimento eficiente | |
Educação financeira | |
Plataforma simples de usar |
Órama
Em 2011, um grupo de especialistas do mercado financeiro criou a Órama, uma das precursoras em investimentos digitais no Brasil. Desde o início, a empresa se dedica a oferecer o melhor serviço para investidores, independentemente de seus perfis e objetivos.
Vantagens | Desvantagens |
Assessoria de investimentos | Precisa investir no mínimo R$ 1 mil para começar na renda fixa |
Elaboração de subcontas | Home broker precisa de melhorias |
Serviço de câmbio | Plataforma não é ideal para fazer day trading |
Possibilita conta conjunta | Aplicativo insatisfatório |
Calculadora de Imposto de Renda (IR) |
Ágora Investimentos
Com mais de 30 anos de tradição no mercado financeiro, a Ágora oferece uma plataforma moderna e segura para todos os tipos de investidores. Ela é uma corretora de investimentos ligada ao Banco Bradesco. A Ágora é indicada tanto para iniciantes buscando seus primeiros passos no mercado financeiro quanto para profissionais experientes em busca de soluções completas.
Vantagens | Desvantagens |
Assessoria de investimentos | Precisa investir no mínimo R$ 1 mil para começar na renda fixa |
Cartão de crédito | Sem conta conjunta |
Calculadora de Imposto de Renda (IR) | |
Cursos | |
Parceria com a Veloe (tag de pedágio) |
Clear
Em 2012, a Clear Corretora surgiu no mercado brasileiro como uma empresa fundada por um grupo de experientes empreendedores da indústria de investimentos eletrônicos. Através de uma visão estratégica e foco na excelência, a Clear rapidamente conquistou um lugar de destaque no cenário nacional.
Em 2014, a Clear foi incorporada pelo Grupo XP, o que proporcionou à Clear um significativo investimento em infraestrutura e sistemas, impulsionando ainda mais seu crescimento.
Vantagens | Desvantagens |
Isenção de quase todas as taxas | Recomendada apenas para traders |
Plataformas para trading | Sem variedade de produtos |
Plataformas gratuitas |
Toro Investimentos
A Toro Investimentos, uma das corretoras mais conhecidas do Brasil, é uma ótima opção para quem deseja diversificar seus investimentos. Abrangendo renda fixa, bolsa de valores e fundos de investimento, a Toro ajuda na construção de sua reserva de emergência, no crescimento do seu patrimônio e na conquista de uma renda passiva.
Vantagens | Desvantagens |
Assessoria de investimentos | Sem conta conjunta |
Composição de carteira | Custos de corretagem |
Educação financeira | |
Simuladores de investimento | |
App Trademap |
Como abrir uma conta na corretora de valores e começar a investir?
Para abrir conta em corretoras de investimentos, basta seguir estes passos:
- acesso ao site: você pode acessar o site da corretora e preencher um formulário com seus dados pessoais e informações financeiras;
- transferência de recursos: depois de aprovada a conta, transfira o valor que deseja investir;
- escolha do ativo financeiro: com o dinheiro na conta da corretora, você pode escolher o ativo de sua preferência;
- realização da compra: depois de escolher o ativo, finalize a compra;
- acompanhamento do investimento: ao longo do tempo, acompanhe o desempenho do seu investimento por meio das plataformas.
Então, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre as corretoras de investimentos? Leia também o artigo: Carteira de investimentos recomendada: como uma assessoria pode te ajudar a montar a carteira ideal?
Resumindo
Quais as 4 melhores corretoras de investimentos?
As cinco melhores corretoras de investimento são: XP Investimentos, Rico, BTG Pactual Digital e Modalmais.
Qual a corretora mais vantajosa?
Para escolher a corretora mais vantajosa, confira as seguintes questões:
- analise as opções de investimento;
- verifique as taxas cobradas;
- avalie a qualidade do atendimento;
- pesquise a reputação da corretora e se ela tem certificados;
- análise da plataforma de investimentos.