Crefisa: conheça a gigante do setor de crédito pessoal no Brasil
Com mais de 1.000 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e patrocínios milionários, a Crefisa é um dos maiores destaques no mercado de crédito pessoal brasileiro.
A Crefisa se destaca como uma das principais instituições financeiras voltadas ao crédito pessoal no Brasil, especialmente reconhecida por atender servidores públicos, e aposentados e pensionistas do INSS (Instituo Nacional do Seguro Social). Com mais de 60 anos de atuação, a empresa também se tornou referência na oferta de financiamento para pessoas com restrições de crédito
Atualmente, a Crefisa oferece uma ampla gama de soluções financeiras a seus clientes, incluindo empréstimos, seguros e opções de cartões. Mas, afinal, o que levou a empresa a se tornar um dos principais players do mercado brasileiro?
Neste artigo, o Melhor Investimento explora como a Crefisa se consolidou como uma gigante do setor, falando mais sobre seus desafios, estratégias de crescimento, controvérsias e o impacto que causa na economia.
História e Origem
A história da Crefisa tem início na primeira metade dos anos 60, quando José Roberto Lamacchia fundou a empresa a partir dos recursos obtidos com a venda de um banco pertencente a seu pai. Na época, a empresa surgiu como uma das pioneiras na oferta de crédito pessoal no Brasil.
Com uma expansão significativa pelo centro de São Paulo nas décadas de 60 e 70, a empresa diversificou suas atividades, incluindo iniciativas de capacitação. No entanto, foi no setor de empréstimos que a Crefisa encontrou seu verdadeiro nicho, consolidando sua posição de destaque no mercado.
Em 1980, a empresa expandiu sua atuação com a criação da Crefisa Seguros, inicialmente focada em planos de previdência privada aberta. Entre 2015 e 2018, a empresa redefiniu seu foco e passou a operar também com seguros de danos e de pessoas, ampliando significativamente sua presença em todo o território nacional.
Atualmente, a Crefisa se destaca no mercado de crédito pessoal ao oferecer empréstimos especialmente voltados para aposentados, pensionistas e servidores públicos que estão negativados ou sem margem para crédito consignado, sendo o público-alvo da empresa
Quem é o dono da Crefisa?
O proprietário da Crefisa é o seu fundador, José Roberto Lamacchia. Além da gigante do ramo de crédito pessoal, ele também é proprietário do Centro Universitário FAM e de outras 12 empresas que integram o grupo.
Contudo, desde 2008, a Crefisa é liderada principalmente por Leila Pereira, esposa de Lamacchia há cerca de 40 anos. A executiva é mais conhecida na mídia por sua atuação como presidente do Palmeiras.
Produtos e Serviços da Crefisa
Empréstimo Pessoal
A Crefisa oferece empréstimos pessoais voltados, sobretudo, para quem precisa de dinheiro de forma rápida e descomplicada. Seu diferencial está em atender um público que frequentemente encontra barreiras para obter crédito em bancos tradicionais.
Além disso, a empresa costuma oferecer aos clientes um prazo de até 45 dias para o pagamento da primeira parcela, proporcionando maior flexibilidade financeira. Contudo, é possível que as taxas de juros sejam mais elevadas, para clientes com um histórico negativo.
Empréstimo Consignado
O empréstimo consignado da Crefisa é destinado a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. No mercado em geral, esta modalidade de crédito oferece taxas de juros mais baixas, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria do INSS.
Na modalidade de crédito pessoal, a Crefisa permite o parcelamento em até 84 vezes, no intuito de flexibilizar a oferta para clientes. Outras condições favoráveis incluem uma margem adicional de 5% para beneficiários do INSS e um prazo de até 60 dias para o início do pagamento.
Cartão Pré-pago
O cartão de crédito pré-pago da Crefisa é mais uma solução prática para quem deseja controlar melhor seus gastos. Com este cartão, o cliente pode carregar um valor específico e utilizá-lo para compras em estabelecimentos físicos e online, sem a necessidade de possuir uma conta bancária.
Entre as funcionalidades destacadas no site da empresa, estão a possibilidade de receber empréstimos diretamente no cartão, realizar pagamentos na função débito e efetuar saques na rede Banco24Horas.
Seguros
Além dos produtos de crédito, a Crefisa também oferece uma variedade de seguros e. Entre os seguros disponíveis estão seguros de vida (individual e sênior), prestamista e educacional.
Como fazer um empréstimo no Crefisa
Para os clientes que já possuem vínculo com a Crefisa, o processo de solicitação de empréstimo é facilitado e pode ser feito diretamente pelo aplicativo da instituição. Já para novos clientes ou para aqueles que preferem outra alternativa, a solicitação pode ser realizada através do site oficial da Crefisa.
No site da Crefisa, o interessado inicia o processo de solicitação preenchendo um formulário com informações pessoais, como nome, CPF, número de contato e perfil ocupacional (assalariado, militar, servidor público, entre outros), além de dados financeiros adicionais que serão requisitados ao longo do processo.
Após criar uma senha e fornecer todas as informações necessárias, o pedido segue para análise de crédito. Caso tudo esteja correto e, após uma leitura cuidadosa das condições oferecidas, o interessado confirme que o empréstimo atende às suas necessidades financeiras, basta finalizar o contrato para concluir a solicitação.
A Crefisa faz empréstimo para assalariado negativado?
Sim! Embora o processo de análise de crédito ainda seja necessário, a Crefisa é conhecida por oferecer crédito pessoal mesmo para pessoas com restrições no nome (famigerado “nome sujo”). Conforme informa em seu site, essa opção está disponível para os seguintes perfis:
- Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais;
- Beneficiários do INSS (Aposentados e Pensionistas);
- Beneficiários de Fundo de Previdência Privada e Celetistas de Empresas de Economia Mista.
Leia também: Saque-aniversário FGTS 2024: regras e futuro da modalidade
Diferenciais Competitivos
A Crefisa possui alguns diferenciais competitivos que a destacam no mercado de crédito pessoal e consignado:
- Aprovação Rápida: a Crefisa é conhecida pela agilidade na aprovação de empréstimos, muitas vezes liberando o crédito em até 24 horas.
- Flexibilidade de Pagamento: disponibiliza diversas opções de prazos e formas de pagamento, permitindo que os clientes escolham a que melhor se adapta à situação financeira de cada cliente.
- Acesso ao Crédito para Negativados: um dos grandes diferenciais é a concessão de crédito para pessoas com restrições no CPF, algo que muitas instituições financeiras não oferecem.
- Presença Nacional: com uma ampla rede de pontos de atendimento em todo o Brasil, a Crefisa facilita o acesso ao crédito para um grande número de pessoas.
Expansão e Marketing da Crefisa
Segundo a Crefisa, o crescimento acelerado da empresa é resultado de um constante movimento em busca de expansão e aprimoramento das soluções oferecidas. Mesmo diante dos desafios dos últimos tempos, a empresa não parou de avançar. Neste escopo, a Crefisa já lançou campanhas como a “Crefisa em crescimento”, que visou ampliar o grupo de colaboradores da empresa.
“Intensificando ainda mais nossos objetivos, lançamos recentemente a campanha “Crefisa em crescimento” que consiste na ampliação de 11% do nosso grupo de colaboradores. Ao todo, abrimos mais de 500 vagas voltadas para a área comercial”, afirmou a empresa em seu site oficial.
Outra campanha de destaque foi “Pode entrar, aqui o seu nome tem valor”, voltada para fortalecer a marca e atrair clientes às lojas da empresa. A Crefisa também apoia diversos projetos e causas de impacto social, como a reforma do Hospital das Clínicas e o incentivo ao Graac, para reafirmar seu compromisso com o bem-estar da sociedade.
Para interagir com os clientes e fortalecer sua divulgação, a Crefisa investe em uma sólida presença nas redes sociais, em comerciais de TV e em diversas outras iniciativas. No Instagram, a empresa já conta com mais de 221 mil seguidores.
Presença no futebol brasileiro
A Crefisa consolidou uma forte presença no futebol brasileiro, especialmente por meio de sua parceria com o Palmeiras, um dos clubes mais tradicionais do país. Desde 2015, a empresa é patrocinadora oficial do time, uma colaboração que ajudou o clube a realizar importantes investimentos, como contratações de destaque, fortalecimento de sua infraestrutura e desenvolvimento das categorias de base.
A decisão de investir no futebol surgiu após José Roberto Lamacchia enfrentar uma dura batalha contra o câncer. Palmeirense de coração, ele foi incentivado por Leila Pereira a considerar o investimento no clube que sempre admirou. Encantado com a ideia, Lamacchia resolveu dar o primeiro passo, iniciando as conversas para um patrocínio ao Palmeiras.
Ao longo dos quase 10 anos, a parceria com o clube mostrou ser um verdadeiro case de sucesso. Afinal, foram mais de 10 títulos de expressão nacional e internacional. Além de contribuir para o sucesso do clube, a associação com o Palmeiras fortaleceu a visibilidade da Crefisa no cenário esportivo, consolidando sua imagem junto aos torcedores e ao público geral.
Quanto a Crefisa paga ao Palmeiras?
Em 2019, a parceria entre a Crefisa e o Palmeiras atingiu um novo patamar, com um investimento de R$ 81 milhões, incluindo bônus por conquistas. Essa aliança, consagrou-se na época como a maior da América Latina e a décima maior do mundo no setor esportivo.
A parceria chegou ao fim este ano?
Após uma década de parceria, a Crefisa e a FAM, encerrarão seu patrocínio ao Palmeiras no final de 2024. A decisão de não renovar o contrato foi confirmada por Leila Pereira, que destacou: “Tudo na vida tem um ciclo. Você começa um ciclo e o termina”.
Controvérsias e altos juros
A escolha de fornecer empréstimos pessoais para negativados permitiu que a Crefisa atingisse um público amplo, mas também resultou em uma taxa de inadimplência próxima a 40%, algo incomum para o setor.
As taxas de juros praticadas pela Crefisa, que ultrapassaram 830% ao ano segundo o Banco Central, geram controvérsia e colocam em voga as discussões sobre ética no setor de crédito. Embora a instituição justifique esses valores como forma de compensar os riscos de inadimplência, a prática levanta questionamentos sobre o impacto social desses empréstimos, especialmente sobre as finanças dos consumidores mais vulneráveis.
Em um caso em 2021 registrado pela plataforma Jusbrasil, a Crefisa foi acusada de cobrar juros mensais de 22,5%, enquanto a taxa média do mercado era de 6,5% no mesmo período. A Crefisa ficou em 66º lugar entre 67 instituições financeiras com as maiores taxas do mercado.
Resumo e perguntas frequentes
A Crefisa está na bolsa de valores?
A Crefisa é uma empresa classificada como uma Sociedade Anônima Fechada que opera com recursos próprios, e não possui suas ações listadas na Bolsa. Ela é controlada pela família Lamacchia e, até o momento, não realizou abertura de um IPO para se tornar uma empresa de capital aberto.
Quem é o dono da Crefisa?
José Roberto Lamacchia, empresário responsável pela fundação da Crefisa, também proprietário do Centro Universitário FAM e de outras 12 empresas. No entanto, desde 2008 a empresa é comandada por sua esposa, Leila Pereira.
Quantas lojas têm a Crefisa?
De acordo com informações divulgadas pela empresa, a Crefisa conta com mais de 1.000 unidades físicas distribuídas por diferentes regiões do território nacional, além de marcar presença por meio de seu site e aplicativo.
Quais são os empréstimos oferecidos pela Crefisa?
- Empréstimo consignado: voltado para beneficiários do INSS e servidores públicos. Na modalidade, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Tal característica reduz as taxas cobradas, em virtude do baixo risco de inadimplência.
- Empréstimo pessoal: na prática, é voltado para o público em geral, incluindo pessoas que possuem restrições em seu nome. A modalidade conta com variadas condições de pagamento, entretanto, a depender do histórico de crédito do solicitante, as taxas de juros podem ser bem elevadas.
Nota! Este artigo tem caráter puramente informativo e não constitui uma recomendação em relação aos serviços do banco. É aconselhável realizar uma pesquisa detalhada para escolher a oferta que melhor atenda às suas necessidades financeiras.