Se você sonha em construir uma carreira gratificante no mercado financeiro, saiba que as posições de broker e assessor de investimentos podem ser a porta de entrada para o mundo dinâmico e desafiador das finanças. Mais do que dominar os mercados, esses profissionais precisam ser comunicadores excepcionais e se dedicar à constante atualização de seus conhecimentos.

Felipe Carloni, Head de Padrões e Processos da InvestSmart, destaca a importância do relacionamento interpessoal para os assessores. “É comum que assessores novatos entendam que precisam ser muito técnicos para atender seus clientes, se aprofundando muito nos produtos e retardando o contato com pessoas. Mas ser assessor é primordialmente relacionar-se com pessoas”, revela o especialista.

Para te ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada, o Melhor Investimento reuniu dicas valiosas de Felipe Carloni e Carolina Sueth, Gerente da Área de Treinamento da InvestSmart. Confira!

Broker e assessor de investimentos: quais são as diferenças?

Você sabe o que é broker? Esse termo em inglês, que significa corretor, é um profissional que atua como intermediário entre compradores e vendedores em diversos mercados, como o financeiro, o de commodities e o imobiliário.

O broker assume o papel de um intermediário no mercado financeiro, podendo ser tanto uma instituição quanto um profissional autônomo. A principal função é executar operações de compra e venda de ativos, como ações, títulos e moedas, em nome de seus clientes. Recebendo comissões pelas transações realizadas, o broker atua como um consultor, orientando e auxiliando os clientes na tomada de decisões de investimento.

Já um assessor de investimentos, também conhecido como Agente Autônomo de Investimentos (AAI), é um profissional que atua de forma independente e é credenciado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para auxiliar pessoas físicas e jurídicas na gestão de recursos financeiros.

Sabia que é possível atuar como assessor sendo broker? Na verdade, oferecer serviços de assessoria aos seus clientes pode agregar valor ao seu negócio e gerar renda adicional.

O que faz um assessor de investimentos?

Um assessor de investimentos é um profissional especializado em ajudar pessoas a tomarem decisões financeiras mais conscientes e adequadas ao seu perfil. Ele atua como um guia no mundo dos investimentos, orientando e educando seus clientes sobre as melhores opções para alcançar seus objetivos.

O assessor de investimentos trabalha para compreender seus objetivos financeiros, horizonte de investimento e tolerância ao risco. Ele também identifica seus conhecimentos e experiência com o mercado financeiro. Com essa base, ele é responsável pela educação financeira, explicando as diferentes classes de ativos, os riscos e retornos de cada tipo de investimento, e as estratégias mais adequadas ao seu perfil.

Ao longo do processo, o assessor recomenda investimentos, selecionando produtos e serviços financeiros que estejam alinhados com os seus objetivos e perfil. Ele esclarece as características, riscos e retornos de cada opção, permitindo que você tome decisões informadas.

Além disso, o assessor monitora os investimentos, acompanhando o desempenho e realizando ajustes quando necessário. Ele também te mantém informado sobre a performance da sua carteira.

Para Carolina Sueth, há inúmeras vantagens em trabalhar como assessor de investimentos. “Poucas atividades hoje te remuneram na mesma proporção que você entrega energia. Como assessor, além da liberdade de trabalhar em qualquer horário e dia da semana, quanto mais você se dedica, mais bem remunerado você é. Outra grande vantagem é ser pró-cliente. Você não precisa “vender” aquilo que não acredita. Você só precisa fazer o que for melhor pelo seu cliente”, indica.

Como trabalha um broker?

Um broker, também conhecido como corretor ou intermediário, atua como facilitador em diversas áreas, ligando compradores e vendedores para realizar transações.

Ele faz a intermediação, atuando como elo entre as partes para garantir negociações justas e transparentes. O broker recebe ordens de compra ou venda dos clientes e executa essas ordens no mercado, buscando sempre as melhores condições.

Além disso, ele faz a análise de mercado para auxiliar na tomada de decisões de investimento. Alguns brokers chegam a gerir carteiras, administrando os investimentos de acordo com o perfil e objetivos do cliente.

Quais são as áreas de atuação de um broker?

Um broker facilita transações em diversos setores:

  • No mercado financeiro, atua na compra e venda de ações, commodities, moedas e títulos.
  • No mercado imobiliário, desempenha um papel importante na intermediação de transações, abrangendo a compra, venda, locação e gestão de imóveis.
  • No mercado de seguros, oferece suporte na escolha de planos de vida, saúde e outros tipos de seguros.
  • Na área de frete e logística, presta auxílio em operações de importação, exportação, transporte e armazenagem de produtos.

Além disso, o broker atua em diversas outras áreas, incluindo a assessoria na compra e venda de empresas, captação de recursos, fusões e aquisições no ambiente empresarial. Também participa da negociação de contratos de ações de energia e facilita transações envolvendo a compra e venda de tecnologia.

Quais habilidades um assessor e um broker precisam ter para se destacar no mercado?

Segundo a especialista Carolina Sueth, a disciplina é uma das habilidades mais importantes para um profissional do mercado financeiro. “A disciplina é a mãe de todas as competências. Cedo ou tarde a disciplina vence qualquer dom nato”, conta. 

Outra habilidade que Sueth recomenda é a resiliência. “Resiliência para saber lidar com a rejeição. Ser assessor nada mais é que ser um comercial. E toda e qualquer atividade comercial, para dar bons resultados, é necessário volume de atividade. O volume protege o assessor dos “nãos”. Resistência ao “não” é algo que determina a continuidade do assessor nesta atividade”, explica.

Qual é a diferença entre broker, dealer e home broker?

Embora todos estejam ligados ao mercado financeiro, cada um tem uma função diferente. Entenda:

Broker

Broker é um profissional intermediário que trabalha em corretoras de valores. Ele recebe ordens de compra e venda de ativos financeiros dos investidores, como ações, fundos de investimento, etc. O Broker não negocia por conta própria, apenas intermedia as operações, funcionando como uma ponte entre o investidor e o mercado financeiro.

Dealer

Já o dealer é uma instituição financeira, como um banco ou corretora, autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para atuar no mercado aberto. Diferentemente do broker, o dealer negocia ativos em seu próprio nome, buscando lucrar com a diferença entre o preço de compra e venda. O dealer ajuda a dar liquidez ao mercado, comprando e vendendo ativos para garantir a fluidez das negociações.

Home Broker

Por outro lado, Home Broker é a plataforma eletrônica disponibilizada pelas corretoras para que os investidores realizem por conta própria suas transações de compra e venda de ativos financeiros. Através do home broker, você acessa o mercado financeiro pela internet, podendo enviar ordens de compra e venda, consultar cotações, extratos e notícias. É uma ferramenta que permite investir de forma autônoma, sem precisar falar diretamente com um broker.

Como se tornar um broker e um assessor de investimentos?

Para atuar como assessor de investimentos ou como broker no Brasil, a certificação obrigatória é a de Agente Autônomo de Investimento (AAI), regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Essa certificação é conquistada após a conclusão de um curso específico sobre o mercado financeiro e a aprovação em um exame aplicado pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD).

Além da AAI, outras certificações como Certificação Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI), Certificação de Especialista em Análise de Valores Mobiliários (CEA) e Certified Financial Planner (CFP) demonstram especialização e ampliam sua atuação. 

Além das certificações, a atualização constante também é essencial para se manter competitivo. Acompanhe notícias, participe de eventos e busque cursos de aperfeiçoamento na área.

Para Felipe Carloni, o mais importante é dar os primeiros passos. “Aqui, na InvestSmart, nós temos um modelo comercial muito bem definido com processos e sistemas que viabilizam essa execução com tranquilidade. A experiência do campo é o maior e melhor componente para deixar o assessor cada vez mais preparado”, recomenda. 

Acompanhe o nosso portal e entenda mais sobre o mercado financeiro com os nossos ebooks.

Carolina Gandra

Jornalista e redatora do portal Melhor Investimento.