A Receita Federal já divulgou o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2024! Se você ainda não sabe quando receberá o valor a que tem direito, ou se tem dúvidas sobre como consultar a situação da sua restituição, este conteúdo é para você.

A restituição do Imposto de Renda 2024 é a devolução de valores pagos a mais ao longo do ano, referente ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Essa devolução acontece quando o contribuinte paga um valor de imposto superior ao que realmente era devido, considerando imposto retido na fonte, deduções e abatimentos.

O Melhor Investimento reuniu tudo o que você precisa saber sobre a restituição do Imposto de Renda 2024, incluindo como funciona, prazos, quem tem direito, como acompanhar o processo e outras perguntas e respostas relacionadas ao tema. Confira!

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2024?

A restituição do Imposto de Renda funciona como a devolução de um valor pago a mais para a Receita Federal.

Para receber a restituição, é preciso ter pago o imposto de renda ao longo do ano (por carnê-leão, DARF ou desconto na fonte) e ter declarado o Imposto de Renda dentro do prazo correto e com todas as informações preenchidas corretamente.

Alguns fatores comuns que geram direito à restituição incluem despesas dedutíveis (saúde, educação, dependentes) e casos onde o imposto retido na fonte foi maior do que o devido.

Para saber se você tem direito à e qual o valor exato, consulte o site da Receita Federal ou use o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Conheça as etapas de como consultar o IR 2024

Há duas formas de consultar a situação da sua restituição do IR 2024:

Site da Receita Federal

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Na página inicial, procure a seção “Imposto de Renda” e clique em “Consultar Restituição”;
  3. Informe seus dados (CPF, código de acesso gerado no e-CAC e data de nascimento) e clique em “Consultar”;
  4. Visualize a situação da sua restituição. A página mostrará o lote de pagamento, a data de pagamento, o valor da restituição e o banco para depósito.

Aplicativo “Meu Imposto de Renda

  1. Baixe o aplicativo no Google Play ou Apple Store;
  2. Acesse o aplicativo com seu CPF e senha;
  3. Consulte a situação da sua restituição no menu “Restituição”.

Quando recebo a restituição IR 2024?

A restituição do IR 2024 será paga em cinco lotes, de acordo com o calendário da Receita Federal:

LoteData de pagamento
31 de maio de 2024
28 de junho de 2024
31 de julho de 2024
30 de agosto de 2024
30 de setembro de 2024

Você sabia que tem como agilizar o recebimento do seu dinheiro de volta? Pessoas idosas acima de 60 anos, pessoas com deficiência e professores que recebem principalmente do magistério têm prioridade para receber a restituição do imposto retido na fonte.

Além disso, a Receita Federal favorece quem opta pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 e escolhe receber a restituição via PIX. Quanto antes você entregar a declaração, maiores as chances de estar entre os primeiros a receber.

Como a Receita faz a distribuição dos lotes?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda segue uma ordem de prioridades definida pela Receita Federal. São cinco grupos, conforme descrito abaixo:

GrupoDescrição
1Idosos com idade igual ou superior a 80 anos
2Idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência ou com moléstia grave
3Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
4Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix
5Demais contribuintes

Dentro de cada grupo, a ordem de pagamento da restituição segue o critério da data de entrega da declaração. Ou seja, quem enviar a declaração primeiro, recebe primeiro.

Saiba que a Receita Federal não deposita a restituição em conta de terceiros ou em conta-salário do contribuinte. Em caso de conta conjunta, ambos os correntistas podem indicar a conta para recebimento da restituição.

Vale a pena antecipar a restituição do imposto de renda?

Especialistas apontam que a antecipação pode ser útil para reorganizar as finanças e quitar contas em atraso, evitando o acúmulo de juros. Porém, é preciso considerar alguns descontos.

Ao optar pela antecipação, o contribuinte recebe um valor menor do que o previsto originalmente devido a um desconto aplicado pelo banco. Além disso, incidem juros sobre o período entre a antecipação e o momento em que a Receita Federal libera o lote da Restituição do Imposto de Renda. Há também o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado pela operação.

Para que a antecipação seja vantajosa, é importante comparar as taxas de juros oferecidas por diferentes bancos. Some os juros e o IOF para avaliar o custo total e ter certeza de que a antecipação vale a pena.

E lembre-se: a antecipação funciona como um empréstimo. Por isso, analise cuidadosamente os prós e contras antes de tomar a decisão e evite usar o valor recebido para contrair novas dívidas.

O que acontece se eu não sacar?

Após um ano sem movimentação, o valor da restituição retorna à Receita Federal. Nesse caso, para receber o dinheiro, você precisa solicitar novamente o pagamento.

Como solicitar a restituição não resgatada

  1. Acesse a página de Consulta à Restituição e Situação da Declaração IRPF no portal e-CAC da Receita Federal;
  2. Clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”;
  3. Preencha o formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”;
  4. Informe a conta bancária que deseja usar para receber o valor.

Se não puder usar o formulário eletrônico

  1. Preencha o “Pedido de Restituição ou de Ressarcimento”.
  2. Envie o pedido para a Receita Federal. Pessoalmente: na unidade da Receita Federal mais próxima. Pelo correio: para o endereço da unidade da Receita Federal responsável pela sua região.

O contribuinte tem cinco anos, a partir da data em que o valor foi depositado no banco originalmente, para solicitar a restituição.

Mas atenção! A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens solicitando dados bancários para pagamento. Tenha cuidado com golpes que se aproveitam da restituição do Imposto de Renda.

O que devo fazer se eu não receber o valor correto?

Antes de enviar sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), é importante verificar se os dados da sua conta corrente ou poupança estão preenchidos corretamente e se a conta ainda está ativa.

De acordo com a Receita Federal, dados bancários incorretos ou cancelamento da conta podem atrasar a restituição. Caso ela tenha sido liberada, mas o dinheiro não tenha sido depositado ou se o valor estiver incorreto, você precisará entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil para solicitar novo agendamento de crédito.

Esses são os contatos da Central de Atendimento do Banco do Brasil:

  • Capitais: 4004-0001
  • Demais localidades: 0800-729-0001
  • Deficientes auditivos: 0800-729-0088
  • Horário de atendimento: 8h às 21h

Resumindo

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2024?

Contribuintes que pagaram o imposto de renda ao longo do ano e declararam dentro do prazo correto e com todas as informações preenchidas da forma certa.

Como consultar a restituição do IR 2024?

É possível consultar a situação da restituição do IR 2024 por meio do site da Receita Federal e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Quando recebo a restituição IR?

A reinstituição do Imposto de Renda 2024 será paga em cinco lotes: 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro, de acordo com a ordem de prioridades definida pela Receita Federal.

Carolina Gandra

Redatora do Melhor Investimento. Formada em Jornalismo, com 2 anos de experiência em redação de textos para diferentes nichos de mercado.