A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira (23) a consulta ao valor que será pago no quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento aos contribuintes elegíveis ocorrerá na próxima sexta-feira (30).

Já o quinto e último lote de restituição está previsto para ser pago em 30 de setembro. Contudo, os lotes residuais, destinados aos contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram sua situação, começarão a ser pagos no final de outubro.

Das 44 milhões de declarações entregues este ano, 60,3% têm valores a serem restituídos. Neste quarto lote, a Receita Federal pagará R$ 6,87 bilhões para 5.347.441 contribuintes.

Lista de beneficiários

Vale lembrar que a ordem de prioridade dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda passou por mudanças este ano, com o objetivo de atender os contribuintes do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas enchentes. Assim, a nova ordem de prioridade para os pagamentos é a seguinte:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  • Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  • Demais contribuintes.

De acordo com a Receita Federal, a ordem de pagamento da restituição segue o critério de envio das declarações, respeitando os grupos prioritários. Assim, aqueles que entregam a declaração mais cedo têm prioridade no recebimento, dentro das categorias de prioridade estabelecidas.

É importante explicar a importância de acompanhar a liberação dos lotes de restituição, pois isso permite que o contribuinte fique ciente de sua situação junto ao Fisco. Esse acompanhamento é uma forma eficaz de identificar e corrigir eventuais erros ou dados incorretos no Imposto de Renda declarado.

Para isso, o contribuinte precisa acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.