Os contribuintes que estão na expectativa de receber a restituição do Imposto de Renda (IR) já podem se preparar. Conforme o cronograma divulgado pela Receita Federal, o 1º lote será pago na próxima sexta-feira, dia 31 de maio

Este é o primeiro de cinco lotes programados para este ano. No total, a Receita irá liberar R$ 9,5 bilhões para cerca de 5,5 milhões de brasileiros.  Lembrando que a restituição do IR é o montante devolvido pela Receita Federal aos contribuintes que pagaram mais impostos do que o devido ao longo do ano. 

Quem recebe?

Por norma, aqueles que enviaram a declaração do IR com maior antecedência recebem primeiro. Em outras palavras, quem presta contas ao fisco mais cedo recebe a restituição mais rapidamente, caso tenha direito.

No entanto, conforme determina a Receita, os primeiros repasses mensais são destinados aos grupos prioritários. Em 2024, cerca de 93% do montante devido será destinado a essa parcela da população. 

Grupo prioritárioN.º de contribuintes 
Idosos com idade superior a 80 anos258.877
Idosos com idade entre 60 e 79 anos2.595.933
Pessoas com deficiência física, mental, sensorial ou intelectual, ou moléstia grave162.902
Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério1.105.772
Contribuintes que obtiveram prioridade, ao optarem por Declaração Pré-preenchida ou por receber os recursos via PIX787.747

Cabe enfatizar que todos os contribuintes afetados pelas chuvas na região do Rio Grande do Sul estarão incluídos no primeiro lote de repasses. Para este grupo, a Receita destinará mais de R$ 1,1 bilhão para cerca de 900 mil declarantes gaúchos.

Para saber se você tem direito à restituição e qual valor será recebido, consulte o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. Durante a consulta, será necessário informar seu CPF, data de nascimento e o ano da declaração.

Quando ocorrem os próximos pagamentos?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feita em lotes mensais, ao longo do ano, conforme o calendário oficial divulgado pela Receita. A data em que cada contribuinte receberá a restituição depende do lote em que foi incluído.

De acordo com o cronograma, os próximos pagamentos mensais estão previstos para serem concluídos até setembro. Veja o calendário completo: 

LoteData de pagamento
31 de maio de 2024
28 de junho de 2024
31 de julho de 2024
30 de agosto de 2024
30 de setembro de 2024
Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.