Alan Ghani biografia: perfil e trajetória do economista
PhD em Finanças, economista e professor de carreira, Ghani é um dos personagens mais influentes do mercado financeiro nacional.

A influência no campo da economia não se constrói apenas com dados, mas com anos de formação, análises aprofundadas e, claro, uma comunicação eficaz. Seja na academia, na mídia ou em grandes plataformas de conteúdo, o nome de Alan Ghani desponta como uma das principais referências e vozes de influência no cenário nacional.
Quem é Alan Ghani?
Um dos economistas mais renomados do país, Alan Nader Ackel Ghani, ou simplesmente Alan Ghani, é um educador financeiro, comentarista, palestrante e consultor de investimentos, com ampla experiência em análises de mercado.
Além de todas essas atribuições, Ghani também pode, hoje, ser considerado um influenciador financeiro, graças ao alcance, engajamento e relevância de suas publicações e aparições. Confira, a seguir, um pouco mais sobre essa figura central do cenário econômico nacional:
Leia também:
Formação Acadêmica
Ao se tratar de currículo acadêmico, Ghani ostenta uma notável trajetória:
- Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) – 2005.
- Pós-graduação em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV) – 2009.
- Mestrado em Administração de Empresas (Finanças) pela Universidade de São Paulo (USP) – 2011.
- Doutorado em Administração de Empresas (Finanças) pela Universidade de São Paulo (USP), com parte da especialização realizada na University of Texas at San Antonio (UTSA).
Trajetória profissional de Alan Ghani
O caminho profissional de Alan Ghani é igualmente notável. Sua trajetória começou ainda durante a faculdade, quando ingressou na MCM Consultores Associados, atuando na área de formação como economista.
Em 2009, Ghani iniciou sua carreira como professor de pós-graduação (MBA), lecionando Economia e Finanças em instituições de prestígio, como o Insper e a FIA.
Ao longo de mais de 18 anos dedicados à docência, também participou de um importante projeto social — o Programa de Capacitação de Jovens da FIA, um cursinho pré-vestibular voltado a estudantes de baixa renda, no qual atuou como professor voluntário por seis anos.
Atualmente, Ghani exerce as funções de Economista-Chefe e Estrategista de Investimentos na SaraInvest, além de ser comentarista fixo da BM&C News TV. Graças à sua reconhecida expertise em economia e mercado financeiro, é frequentemente convidado para palestras, entrevistas e para publicar artigos em diferentes veículos de comunicação, incluindo televisão, revistas e jornais.
MSX Invest: Ghani nos negócios

Quando não está em sala de aula ou comentando o cenário político e econômico nas telas, Alan Ghani dedica-se a traçar planos ambiciosos no mundo dos negócios. Esses planos se materializam por meio da MSX Invest, empresa de consultoria de investimentos da qual é sócio-fundador.
A companhia tem como foco a gestão de grandes fortunas, atendendo clientes de alta renda que investem a partir de R$ 1 milhão. Atuando como um multi-family office, a MSX oferece um planejamento financeiro completo e personalizado, sem exigir que os investidores concentrem seus recursos em uma única plataforma.
As metas da MSX Invest são ousadas: alcançar R$ 3 bilhões sob consultoria em até três anos. Presença constante nos telejornais, Ghani, por questões contratuais, não pode conceder entrevistas a outros veículos de imprensa.
Alan Ghani na lista dos influenciadores financeiros
Em 2025, Alan Ghani foi listado entre os mais influentes criadores de conteúdo do ramo financeiro. O nome do economista e consultor integra o levantamento Elite InfoMoney – Top Influencers Financeiros 2025, oriunda de uma parceria com a Timelens, especializada em tecnologia e inteligência de dados para analisar e monitorar a performance de influenciadores.
O levantamento reúne 50 personalidades que se destacam no cenário financeiro nacional. Os nomes elencados são divididos nas categorias Investimentos, Trading, Cripto, Economia e Educação Financeira. Na edição, o nome de Ghani vem para categoria economia, junto a outros nomes proeminentes:
- Leandro Ruschel;
- André Roncaglia;
- Nanda Guardian
- Olivia Carneiro.
- José Kobori
- Josiane Haese
- Presley Vasconcellos;
- Ricardo Amorim
Confira a presença de Ghani nas redes em números:
- Instagram: + de 98,8 mil seguidores;
- X (antigo twitter): + de 129,9 mil seguidores;
- Linkedin: + de 500 conexões.
Leia também: Quem é Charles Wicz? Conheça o Influenciador do Economista Sincero
Alan Ghani na Mídia
Além de uma presença substancial nas redes sociais, Ghani é figurinha marcada na televisão, especialmente na Jovem Pan News, onde se destaca por seus comentários econômicos e políticos.
Com frequência, ele analisa boletins econômicos e indicadores como o Relatório Focus, inflação, taxa de juros e crescimento do PIB. Por exemplo, em transmissão recente, explicou de forma didática como o mercado tem ajustado as projeções de inflação para 2025.
Ghani também se envolve em debates sobre decisões de governo e políticas públicas, tratando de temas como programas sociais e regulação das redes. No programa 3 em 1, da Jovem Pan, chegou a classificar um pacote social do governo Lula como “populista”, alertando para o risco fiscal e os possíveis efeitos negativos sobre a inflação.
Além disso, o economista participa de programas mais descontraídos, como o Pânico Jovem Pan, onde aborda questões do cotidiano econômico com linguagem leve e humor inteligente. Nessas ocasiões, comenta situações como o preço do café ou as filas do INSS, ou outras situações do cotidiano econômico que impactam a população comum.
Destaques em educação financeira e análise de mercado
Ghani é tido como um dos grandes especialistas brasileiros em análise de mercado — e não guarda para si o vasto conhecimento adquirido ao longo da carreira. Além de atuar como professor de MBA e ter experiência em cursinhos preparatórios, o economista oferece orientações voltadas a investidores que buscam renda por meio do mercado acionário.
Por meio da plataforma Niu Cursos, Alan ministra um curso exclusivo sobre investimento em ações, desenvolvido para auxiliar os alunos na seleção das melhores oportunidades do mercado.
A ideia é ensinar o investidor à analisar, de forma consistente, pontos como:
- Movimentos e dados macroeconômicos que influenciam o desempenho das ações;
- Como se constitui uma carteira de renda variável alinhada ao próprio objetivo financeiro,
- variações de cada ciclo econômico e interpretar com clareza as mudanças do mercado.
Com carga horária de oito horas, a proposta de Ghani é formar investidores estratégicos, mesmo partindo do zero, “desde a análise do mercado até a compra da ação”.
Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: