Uma consultoria de investimentos é o parceiro certo para quem está em busca de qualificar a forma como aloca seus recursos. Isto é, quem tem familiaridade com o mercado financeiro poderá dar um passo adiante na gestão de seus ativos.

Isso porque a consultoria de investimentos atua em várias frentes. Desde a captação de novas oportunidades, passando pela diversificação de sua carteira, indo até o gerenciamento de riscos. E o melhor: tudo isso é feito de forma inteiramente personalizada, pensando nas características de cada investidor.

Ficou interessado em saber mais? Confira este artigo e entenda como uma consultoria de investimentos pode otimizar a performance de sua carteira e qual a diferença para assessoria de investimentos.

O que é e como funciona uma consultoria de investimentos?

Uma consultoria de investimentos, como o próprio nome sugere, é um agente interessado em auxiliar pessoas e empresas a tomarem melhores decisões de alocação de recursos no mercado financeiro. 

Por meio da atuação de profissionais credenciados para tal, você receberá as melhores orientações sobre como formar seu portfólio, reagir às movimentações do mercado, proteger seu patrimônio, pagar menos impostos e alcançar seus objetivos financeiros.

Quem conduz você ao longo dessa jornada são profissionais de elevada competência técnica. Eles vêm de longa atuação no mercado financeiro e são devidamente certificados pela bolsa de valores brasileira, a B3. Estamos falando, portanto, de consultores cuja experiência é devidamente comprovada.

Em tempos de grande disseminação de informações desqualificadas sobre investimentos, essa é uma garantia que você enquanto investidor não pode abrir mão. Não podemos nos esquecer, por exemplo, dos famosos “gurus de internet”, que acabam por induzir milhares de pessoas a decisões questionáveis na compra de ativos todos os dias.

E mais do que qualificação técnica, uma consultoria financeira consegue oferecer um atendimento altamente personalizável. Isto é, considerando as particularidades de cada cliente, existe uma preocupação genuína de se ofertar uma solução condizente com os objetivos financeiros de cada um.

Para quem é indicado uma consultoria de investimentos?

Após conhecer um pouco mais sobre a finalidade e atuação de uma consultoria financeira, você ainda pode estar se perguntando: “seria essa uma solução para mim? ”.

Quanto a isso, reforçamos uma noção já apresentada aqui. Para quem já é um investidor e deseja qualificar seu portfólio de investimentos e refinar sua estratégia de atuação no mercado, uma consultoria é a parceira certa.

Afinal, quem já detém um conhecimento consistente sobre o mercado e sabe identificar com clareza quais são seus objetivos dará um passo adiante a partir da atuação de especialistas em mercado financeiro. Nesse sentido, vale destacar aspectos como:

  • identificação de novas oportunidades;
  • gestão de risco assertiva;
  • acompanhamento de tendências;
  • monitoramento de relatórios de alta performance;
  • diversificação de ativos;
  • redução de riscos.

Quais são os custos de uma consultoria de investimentos?

Os custos da consultoria de investimentos dependem do acordo contratual entre o consultor e o cliente. Esse valor pode ser mensal, ou definido a partir do desempenho da carteira do investidor, por exemplo.

Por que contratar uma consultoria de investimentos?

Conheça seis motivos para contratar uma consultoria de investimentos.

1. Acompanhamento detido do mercado financeiro

A dinâmica do mercado financeiro e da economia como um todo merecem ser acompanhadas de perto por quem é investidor. Afinal, alterações significativas no cenário podem impactar o comportamento dos ativos, demandando novas decisões de alocação.

Com uma consultoria de investimentos, você terá toda a ajuda necessária nesse sentido. Por meio de boletins e relatórios produzidos por verdadeiros especialistas, quem cuida de sua carteira poderá decidir, junto a você, quais as melhores decisões frente ao cenário apresentado.

As impressões compartilhadas, em muitos casos, são formuladas junto a grandes investidores institucionais e economistas que acompanham de perto as variáveis macroeconômicas.

2. Proteção de seu patrimônio

Quem já detém um patrimônio significativo em investimentos dessa proteger o que já conquistou, além, é claro, de otimizar a performance dos ativos. Esse é um comportamento natural de todo investidor.

E o cumprimento de tal objetivo está condicionado a um assessoramento adequado por parte de uma consultoria. Isso porque, por mais arrojado que seja o investidor, somente o know how de especialistas poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões no que diz respeito à gestão de riscos.

3. Gestão de riscos

A propósito do que vínhamos falando no tópico anterior, a gestão adequada de riscos é uma das principais vantagens associadas à contratação de uma consultoria de investimentos. 

Por meio de uma análise detida do perfil de cada cliente, os consultores o auxiliam a estabelecer qual o grau de exposição no mercado ele deseja se submeter.

Quanto a isso, vale destacar a condição na qual muitos investidores se encontram. Ao trilhar sua própria trajetória de maneira autônoma, sem nenhum tipo de assessoramento profissional, o investidor adota um perfil considerado conservador. 

E a medida em que ele ganha experiência no mercado, passa a ocorrer uma transição para um perfil mais arrojado.

Justamente durante esta transição ocorrem os primeiros percalços na trajetória do investidor. Por erros de avaliação decorrentes de sua inexperiência, erros de alocação são comuns, levando a perdas indesejadas ou acima do esperado.

Com uma consultoria de investimento, esse processo passa a ocorrer de forma muito mais segura. Afinal, você terá um gerenciamento de riscos muito mais assertivo de sua carteira, passando a entender exatamente como se movimentar no mercado para chegar a seus objetivos financeiros.

4. Adequação da carteira ao perfil do investidor

Cada investidor está inserido em um contexto financeiro específico, contando com objetivos próprios quando o assunto é dinheiro. Essas particularidades podem e devem ser consideradas na montagem de sua carteira.

Quem investe pensando, exclusivamente, na aposentadoria, por exemplo, conta com um perfil distinto de quem está em busca de contar com uma reserva emergencial. 

O mesmo vale para quem identifica na bolsa de valores uma opção preferencial de investimentos em relação a quem rejeita completamente as opções de investimento em renda variável.

Na análise de seu perfil, esses e outros aspectos serão considerados. Ao final, você terá uma carteira inteiramente condizente aos seus objetivos financeiros e predisposição a se submeter a riscos.

5. Melhor aproveitamento de oportunidades

Quem está atento ao mercado consegue captar novas oportunidades de investimento assim que elas surgem. Naturalmente, um assessoramento profissional poderá trazer contribuições nesse sentido.

E mais importante do que o monitoramento de novas oportunidades, temos o acompanhamento do desempenho de sua carteira. Como sabemos, ajustes e reequilíbrios são necessários, devendo ser feitos nos prazos esperados visando reparar eventuais perdas ou potencializar ganhos.

6. Redução de custos com impostos

A forma que você paga impostos sobre seus investimentos tem o potencial de dilapidar seu patrimônio. Considerando abordagens estritamente legais, você pode criar meios para obter descontos, desonerações, entre outros meios para diminuir encargos.

Para citarmos um exemplo simples, podemos falar do prazo de vencimento de títulos públicos, como o tesouro direto. A depender da data de vencimento do título, você poderá arcar com uma alíquota de imposto de renda de até 22%. Essa alíquota cai para algo próximo a 16% quando o prazo ultrapassa 720 dias.

Com uma consultoria de investimentos, essas e outras nuances serão consideradas na gestão de seus ativos.

Agora que você já sabe como funciona uma consultoria de investimentos e os benefícios de contar com apoio especializado na montagem da sua carteira, conheça a InvestSmart — uma assessoria de investimentos com atendimento personalizado e formada por profissionais com mais de 11 anos de experiência no mercado financeiro.