SEC adia sobre ETF de bitcoin da ARK Invest
A Securities and Exchange Comission – SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, adiou mais uma vez sua decisão sobre a aprovação do ARK 21Shares Bitcoin ETF, um fundo de índice que ofereceria aos investidores exposição direta ao bitcoin (BTC) nos Estados Unidos. O pedido de listagem, inicialmente submetido pela gestora Ark Invest […]

A Securities and Exchange Comission – SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, adiou mais uma vez sua decisão sobre a aprovação do ARK 21Shares Bitcoin ETF, um fundo de índice que ofereceria aos investidores exposição direta ao bitcoin (BTC) nos Estados Unidos.
O pedido de listagem, inicialmente submetido pela gestora Ark Invest em abril, estava agendado para receber uma resposta até o último domingo (13). No entanto, a SEC optou pelo adiamento, o que abre a possibilidade de extensões subsequentes para uma avaliação mais minuciosa, podendo chegar a um prazo total de até 240 dias desde o protocolo inicial.
Isso implica que a SEC poderá tomar uma decisão em relação ao ETF da Ark somente em 10 de janeiro de 2024, e sobre outros pedidos em análise até março de 2024, incluindo um proposto pela BlackRock.
Há tempos, entusiastas das criptomoedas aguardam um ETF de bitcoin “à vista”, acreditando que isso tornaria o investimento em bitcoin mais acessível ao público em geral e aproximaria o mercado de ativos digitais do cenário financeiro tradicional.
No entanto, preocupações com possíveis casos de fraude e manipulação de preços têm sido levantadas pelos reguladores em pedidos anteriores, justificando rejeições.
Apesar do adiamento, o preço do bitcoin segue estável nesta sexta-feira (11), apresentando apenas uma ligeira queda de 0,3%, sendo negociado em US$ 29.316 por volta das 15h.
Analistas sugerem que isso pode ser atribuído à especulação de uma potencial aprovação em massa de ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos.
Atualmente, a SEC está avaliando diversos pedidos semelhantes, desencadeando uma competição desde a apresentação do produto pela BlackRock, uma empresa com histórico notável de aprovações junto ao órgão regulador do mercado de capitais americano.
Cathie Wood, fundadora, CEO e CIO da Ark Invest, recentemente expressou otimismo quanto à possibilidade de aprovação de todos esses pedidos de uma só vez, antecipando um marco significativo para o mercado.
Veja também:
O que são ETFs?