Você já ouviu falar em swing trade? Assim como o day trade, ele também é uma das modalidades de negociação de um ativo na bolsa de valores do Brasil, a B3.

Neste conteúdo, entenda o que é swing trade, quem pode operar, quais são as vantagens e os riscos, e como criar uma estratégia nessa modalidade. Continue lendo!

O que é e como funciona o swing trade?

Quem opera swing trade compra ativos na B3, fica com eles por alguns dias ou semanas até que se valorizem e, depois, os vendem. Assim, é considerada uma operação de curto ou médio prazo.

O objetivo é lucrar com a oscilação dos preços no decorrer do tempo, portanto, há um caráter especulativo nisso.

É possível fazer swing trade com ações e com os demais ativos negociados na B3, como fundos de índice (ETFs), fundos imobiliários (FIIs), opções e contratos futuros.

Existe alavancagem no swing trade?

Geralmente, quem opera swing trade não utiliza alavancagem financeira. De maneira resumida, alavancagem é quando uma corretora de valores disponibiliza um limite de dinheiro para que seu cliente possa investir mais do que possui.

Swing trade é investimento ou especulação?

Swing trade é especulação financeira. Segundo o economista inglês Benjamin Graham, autor do livro o Investidor Inteligente de 1949, especular é comprar ou vender um ativo no curto prazo, a fim de obter lucro em cima da variação de preço.

Por outro lado, num investimento, é realizada uma análise profunda da operação para que haja segurança e um retorno adequado.

Qual é a diferença entre swing trade, day trade e position trade?

Existem diferentes modalidades de negociação de ativos na B3, que variam conforme o seu prazo de duração. As mais comuns são day trade, swing trade e position trade.

Confira, abaixo, as características do day trade e do position trade, e entenda como eles se diferenciam do swing trade.

Day Trade

A operação de day trade ocorre no curtíssimo prazo, ou seja, num único dia.

Swing trade

Já a operação de swing trade ocorre no curto ou médio prazo, levando alguns dias ou semanas.

Position Trade

Por fim, a operação de position trade é aquela que possui um prazo longo, podendo durar meses ou anos.

Qual é o perfil do swing trader?

Assim como o day trader, o perfil do swing trader é de uma pessoa com um perfil de investidor agressivo.

No entanto, pelo fato de a operação durar alguns dias ou semanas, não é exigido um nível de dedicação como o de quem faz day trade.

Quem pode fazer swing trade?

Qualquer investidor pode, do conforto de sua casa, acessar a plataforma eletrônica da sua corretora (home broker) e fazer swing trade.

Como operar em swing trade?

Veja, a seguir, como operar em swing trade:

  • comprar ativos quando os preços estão em baixa e vendê-los quando os preços estão em alta;
  • vender ativos quando os preços estão em alta e recomprá-los quando os preços estão em baixa (operar vendido ou fazer uma venda a descoberto).

Como desenvolver uma estratégia de swing trade?

Para desenvolver uma estratégia de swing trade, é preciso conhecer o que é análise técnica ou análise de gráficos, o que é análise fundamentalista e como realizar o gerenciamento de riscos. Tenha em mente que, se o potencial de ganho é alto, o de perda também é.

Análise técnica ou análise de gráficos

Também chamada análise de gráficos, a análise técnica serve para todos os tipos de ativos. A ideia é que, com base nas oscilações dos preços no passado, seja possível saber suas possíveis movimentações no futuro.

A metodologia de estudo dos gráficos foi formulada pelo jornalista norte-americano Charles Henry Dow, criador do Índice Dow Jones, em 1884. Ele estabelece seis princípios para investimentos, que são conhecidos como Teoria de Dow:

  • o preço desconta tudo;
  • mercados se movem em tendência de alta, de baixa ou indefinida;
  • a tendência primária tem três fases;
  • o volume acompanha a tendência;
  • a tendência deve ser confirmada sempre;
  • a tendência é válida até que o mercado indique sinais de reversão.

Análise fundamentalista

Diferentemente do day trade, o swing trade inclui a análise técnica e a análise fundamentalista. Esse segundo tipo de análise aborda temas importantes para quem investe no médio e longo prazo, confira alguns deles:

  • análise macroeconômica;
  • análise por setores;
  • análise da própria empresa.

Gerenciamento de riscos

Tanto o stop loss como o stop gain são instrumentos relevantes para quem opera day trade e swing trade e quer gerenciar os seus riscos.

O stop loss é uma ordem de venda automática para quando um ativo atingir um valor específico, a fim de controlar possíveis prejuízos.

Já o stop gain serve para quando um ativo atingir a valorização esperada. Com a ordem de venda automática, o investidor garante o lucro desejado.

Quais são as vantagens e os riscos do swing trade?

As vantagens do swing trade incluem:

  • mais tempo para acompanhamento da tendência de movimento dos ativos se comparado ao day trade;
  • possibilidade de utilizar como referência tanto a análise técnica como a análise fundamentalista;
  • menos dedicação se comparado ao day trade.

Dentre os riscos do swing trade, vale citar:

  • riscos comuns a qualquer investimento em renda variável;
  • necessidade de disciplina para seguir as estratégias traçadas previamente;
  • possibilidade de perda do ganho já conquistado por decidir prolongar a operação.

Quais são os custos, valor mínimo, garantia e tributação?

Custos

Se comparado ao day trade, os custos de operar swing trade são menores. Isso porque a quantidade de operações realizadas também é menor. Veja abaixo:

Emolumentos

Os emolumentos são as taxas fixas cobradas por operação na B3 e variam conforme o tipo de transação, tipo de investidor e quantia.

Taxa de corretagem

A taxa de corretagem é cobrada sobre o valor de cada operação de compra e venda de ações na B3. Pode ter um custo fixo ou ser uma porcentagem sobre o montante de cada transação.

Sobre ela, também há a incidência do Imposto Sobre Serviço (ISS). A depender da cidade, essa alíquota varia entre 2% e 5%.

Valor mínimo

Não há um valor mínimo para operar swing trade. No mercado fracionário, diferentemente do mercado tradicional com lote padrão de 100 unidades de ação, é possível comprar e vender de 1 a 99 ações.

Margem de garantia

Para executar uma operação alavancada, o swing trader precisa ter uma margem de garantia em sua corretora. Ela pode ser o saldo em conta de ações ou de outros ativos.

Apesar de a alavancagem ser vista como vantagem, é preciso utilizá-la com cuidado. Isso porque investidores também quebram por conta dela.

Tributação

Quem negocia ativos na B3 deve pagar Imposto de Renda (IR) mensalmente por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Para swing trade, a alíquota é de 15% sobre o lucro líquido da venda de ações quando ele for maior que R$ 20 mil num único mês. Caso seja menor do que isso, há isenção de IR para pessoa física.

Contudo, fique atento, porque a isenção só vale para ações e ouro. Assim, se tiver negociado qualquer outro tipo de ativo, é necessário pagar IR.

Por fim, lembre-se de que, para day trade, a alíquota é de 20% sobre o lucro líquido, independentemente do seu valor e dos ativos negociados. Desses 20%, 1% já é retido automaticamente pela corretora.

Se você leu até aqui, já deu para ver que, assim como day trade, operar swing trade exige o acompanhamento do mercado financeiro e o domínio da análise técnica e da análise fundamentalista. Somente assim, é possível tomar as decisões de investimento mais adequadas para o seu patrimônio.

Não tenha dúvida de que contar com o apoio de uma assessoria de investimentos faz toda a diferença nessas horas. Isso vale especialmente para aqueles que ainda não se sentem seguros para fazer swing trade.

O assessor de investimentos entende quais são os objetivos do investidor, identifica o seu perfil de risco e define uma carteira de investimentos personalizada. Além de conversar sobre a carteira sugerida, também monitora e acompanha os investimentos.

Como você pôde ver, o swing trade é uma modalidade de negociação de ativos na B3 que pode durar alguns dias ou semanas. Ele é diferente do day trade, cujo prazo é de um dia. Ambos, porém, têm caráter especulativo.

Ainda não se sente seguro para operar swing trade? Conte com uma assessoria de investimentos para esclarecer suas dúvidas. A InvestSmart é destaque no atendimento ao cliente e na qualidade dos serviços.