Como funciona o investimento coletivo do Tesouro Educa+?
Já pensou em organizar um investimento coletivo para garantir o futuro estudantil do seu filho? Pois saiba que o Tesouro Direto lançou a funcionalidade do Tesouro Direto Coletivo, possibilitando a vaquinha por meio dos títulos do Tesouro Educa+. Neste artigo, veja como funciona o investimento coletivo do Tesouro Educa+. Acompanhe! O que é o Tesouro […]

Já pensou em organizar um investimento coletivo para garantir o futuro estudantil do seu filho? Pois saiba que o Tesouro Direto lançou a funcionalidade do Tesouro Direto Coletivo, possibilitando a vaquinha por meio dos títulos do Tesouro Educa+.
Neste artigo, veja como funciona o investimento coletivo do Tesouro Educa+. Acompanhe!
O que é o Tesouro Direto Coletivo Educa+?
O Tesouro Direto Coletivo é uma funcionalidade lançada pelo Tesouro Nacional no segundo semestre de 2023. Por meio dele, amigos e familiares podem contribuir com os aportes feitos no Educa+.
O Tesouro Educa+ é um dos títulos do Programa Tesouro Direto, assim como os prefixados, o Tesouro Selic, o Tesouro IPCA e o Tesouro RendA+. O seu objetivo é ajudar os pais no planejamento do futuro estudantil dos seus filhos.
O que é o Tesouro Nacional?
O Tesouro Nacional é um órgão da Secretaria do Tesouro Nacional, que está sob o comando do Ministério da Economia. É ele o responsável por gerir o dinheiro que entra e o dinheiro que sai do caixa do governo federal.
Em 2002, numa parceria com a bolsa de valores do Brasil, a B3, o Tesouro Nacional lançou o Programa Tesouro Direto, a fim de possibilitar o investimento em títulos públicos federais a qualquer pessoa com um CPF.
Como funciona o Tesouro Educa+?
Assim como num plano de previdência privada, o Tesouro Educa+ prevê dois períodos: o de acumulação e o de conversão.
No período de acumulação, a pessoa compra títulos periodicamente, a fim de compor o montante a ser resgatado no futuro.
Já no período de conversão, a pessoa passa a receber o valor aplicado mais os juros corrigidos pela inflação. Os recebimentos ocorrem em 60 parcelas mensais consecutivas.
Quais são os benefícios do investimento coletivo Educa+?
Simplicidade
Os títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Educa+, são pensados para facilitar a vida de quem quer investir. Por meio de uma simulação, disponível no site do Programa Tesouro Direto, é possível saber o número de títulos necessários para uma determinada renda estar garantida.
Proteção
O valor acumulado via Tesouro Educa+, é protegido contra a inflação. Vale lembrar que ele é destinado a pessoas físicas.
Pluralidade
O Tesouro Educa+ conta com 16 opções de títulos com intervalo de um ano. O valor mínimo de investimento é de R$ 30.
Qual é a rentabilidade do Tesouro Educa+?
A rentabilidade do Tesouro Educa+ é inflação mais taxa real, assim como a do Tesouro IPCA+ e a do Tesouro RendA+. A diferença, porém, tem a ver com o fluxo de renda.
Novamente, no caso do Tesouro Educa+, há os períodos de acumulação e de conversão. Assim, a pessoa garante uma renda mensal durante cinco anos.
Como investir no Tesouro Educa+?
Os pais e responsáveis que queiram organizar um investimento coletivo do Tesouro Educa+ para seu filho devem criar uma campanha com nome e descrição, visíveis para os futuros colaboradores.
Em seguida, é gerado um link a ser compartilhado com amigos e familiares, que podem escolher o valor do apoio e fazê-lo via Pix.
Vale lembrar que, na plataforma do Tesouro Direto Coletivo, todos os envolvidos podem acompanhar o quanto falta para ser alcançado o objetivo do investimento coletivo.
Por fim, saiba que, para fazer uma contribuição, é necessário informar nome, CPF e e-mail. No entanto, não é preciso ter uma conta no Tesouro Direto.
O conteúdo foi útil para você? Então, confira como organizar as suas finanças pessoais com o guia básico de educação financeira!
Resumindo
O que é o Educa+?
O Educa+ é um dos títulos do Programa Tesouro Direto e tem como propósito auxiliar no planejamento da educação dos filhos.
Pelo Tesouro Direto Coletivo, os pais de crianças e jovens podem criar uma campanha colaborativa para receber contribuições para a educação de seus filhos.
Como fazer Tesouro Direto para menor?
O Programa Tesouro Direto permite a abertura de uma conta em nome do menor de idade por meio do cadastrado rápido, o Cad&Pag, que integra os sistemas do Tesouro Direto, do Gov.br e das instituições financeiras.
Para tanto, acesse o site do Tesouro Direto, clique em “Abra sua Conta” e, em seguida, “Para o menor de idade”.