Você procura um fundo imobiliário protegido contra a inflação, de baixo risco e que investe em diversos segmentos de imóveis? O CPTS11 (Fundo Capitânia Securities II) pode contemplar a sua busca.

Com ele, você investe coletivamente no mercado de imóveis sem precisar comprar uma propriedade — o que exigiria mais gastos e burocracias. Assim, é uma alternativa diversificar a sua carteira de investimentos com o CPTS11.

Sentiu interesse? Antes, é fundamental conhecer mais detalhes sobre esse fundo para tomar melhores decisões. Portanto, continue a leitura!

O que é o CPTS11?

O CPTS11, ou Capitânia Securities II, é o ticket usado na negociação desse Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Assim, quando os investidores desejam comprar ou vender cotas dele no mercado financeiro, eles utilizam o código “CPTS11” para identificar suas transações.

Desse jeito, é possível ter rentabilidade por meio do desempenho do FII. Isso pode ocorrer pela distribuição de parte dos aluguéis recebidos dos ativos imobiliários, conforme o número de cotas de cada investidor.

Outra maneira de obter rentabilidade é com a valorização do fundo. Quer dizer, se o valor das cotas do FII aumentar, os investidores podem vender suas cotas por um preço mais alto do que o comprado.

Quais são as características do CPTS11?

O CPT 11 busca rentabilidade para os investidores por meio de investimentos em ativos imobiliários. A seguir, saiba mais detalhes sobre as características desse fundo!

Tipo de fundo

O CPTS11 é um Fundo de Investimento Imobiliário. Ou seja, ele investe em ativos do mercado de imóveis, como prédios comerciais, shoppings, ou outros tipos de propriedades.

Garantia de rentabilidade

Não há garantia de que o fundo atinge a rentabilidade pretendida. Isso porque o desempenho dele está sujeito às condições do mercado, como taxa Selic, e aos investimentos selecionados pelo gestor.

Distribuição de dividendos

Pelo menos, 95% dos resultados conquistados a cada semestre são distribuídos aos cotistas na forma de dividendos. Essa distribuição ocorre mensalmente, proporcionando uma fonte de renda regular para os investidores.

Riscos

Como qualquer investimento, o CPTS11 também possui riscos. Entre eles:

  • possibilidade de perda de capital;
  • flutuações nos rendimentos;
  • baixa liquidez para transformar o investimento em dinheiro;
  • inadimplência pelos inquilinos dos imóveis.

Como é a composição do portfólio do CPTS11?

A composição do portfólio do CPTS11 é uma mistura de investimentos que visam atingir os objetivos do fundo. Saiba mais!

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)

Representam a maioria do portfólio, com 64% do total. Os CRIs são títulos de dívida lastreados em créditos imobiliários e geralmente geram renda com pagamentos periódicos de juros.

Cotas de outros Fundos Imobiliários

34,4% do portfólio do CPTS11 é alocado em cotas de outros fundos imobiliários. Isso proporciona diversificação adicional e exposição a diferentes tipos de ativos imobiliários.

Caixa

Com 1,6% em caixa, o fundo mantém uma pequena porcentagem de seus ativos em dinheiro. Isso pode facilitar liquidez ou oportunidades de investimento futuras.

Qual é o valor da cota do CPTS11?

O valor da cota do CPTS11, preço pelo qual uma única cota é negociada no mercado, é de R$ 8,62 atualmente. Isso segundo dados de setembro de 2023. Porém, lembre-se que os valores costumam mudar ao longo do tempo.

Quais são os custos do CPTS11?

Os custos do CPTS11 incluem:

  • Taxa de Administração: hoje é de 1,05% anualmente do patrimônio líquido, cobrindo os custos de gestão e escrituração do fundo;
  • Taxa de Performance: não há cobrança de taxa de performance, o que significa que o gestor não recebe um bônus adicional caso supere as metas de rentabilidade.

Como investir no CPTS11?

Você pode investir no CPTS11 por conta própria, ou com a ajuda de uma assessoria de investimentos. Assim:

  • encontre um assessor: busque por um profissional de assessoria de investimentos, como os da InvestSmart, para tomar decisões financeiras informadas;
  • conheça seu perfil de investidor: com a ajuda do assessor, avalie seus objetivos financeiros e sua disposição para arriscar;
  • receba recomendações personalizadas: com base em sua situação financeira e metas, o assessor recomenda investimentos específicos, como o CPTS11;
  • execute as transações: com as recomendações do assessor, você compra e vende cotas do CPTS11 por meio da corretora;
  • acompanhe e reavalie: mantenha contato regular com seu assessor para monitorar seu portfólio e ajustá-lo conforme necessário para atingir suas metas financeiras.

E então, gostou de saber mais sobre o CPTS11? Sentiu interesse em investir nessa Capitânia Securities? É importante se aprofundar no assunto e contar com especialistas para guiar as suas decisões. Assim, fica mais fácil maximizar os lucros e minimizar os riscos.

Pensando nisso, confira o artigo com 16 passos de como analisar um fundo imobiliário e se aprofunde no assunto!

Resumindo

Qual é o melhor fundo de investimento imobiliário?

Alguns dos melhores fundos de investimento imobiliário são Capitânia Securities FII (CPTS11), Kinea Rendimentos (KNCR11) e Bresco Logísitca (BRCO11).

Quem administra o fundo CPTS11?

O fundo CPTS11 é administrado pela BNY Mellon Serviços Financeiros, empresa com sede em Nova Iorque.