Como se tornar sócio de uma empresa pela B3?
Investir é um dos pilares para construir um futuro com mais qualidade de vida, usando as opções do mercado financeiro para multiplicar o patrimônio. Por isso, é importante saber como se tornar sócio de uma empresa na B3. A B3 é a bolsa de valores brasileira. Nela, o investidor pode adquirir uma fração das principais […]
Investir é um dos pilares para construir um futuro com mais qualidade de vida, usando as opções do mercado financeiro para multiplicar o patrimônio. Por isso, é importante saber como se tornar sócio de uma empresa na B3.
A B3 é a bolsa de valores brasileira. Nela, o investidor pode adquirir uma fração das principais empresas nacionais, participando proporcionalmente dos lucros distribuídos aos acionistas.
Neste conteúdo, respondemos as principais dúvidas de quem está começando a investir e ainda não sabe como se tornar sócio de uma empresa na B3. Continue a leitura e conheça o mercado de ações!
O que é ser sócio de uma empresa?
Sócio é a pessoa que participa com trabalho ou recursos para formação de uma organização voltada para atividade econômica. Há nessa pessoa um desejo de realizar um empreendimento em grupo ou de financiar um projeto.
Tipos de sociedade
Uma sociedade é empresária quando tem um alto nível de organização e objetivo de lucro. São as empresas com mão de obra, insumos, tecnologia e recursos financeiros muito bem estruturados e administrados para alcançar o retorno financeiro dos proprietários.
Por outro lado, as sociedades são simples quando a colaboração entre os sócios é foco. Por exemplo, nas cooperativas ou sociedades de profissionais liberais, a organização em si pode não trazer lucro, mas facilitará o trabalho realizado pelos envolvidos.
Como são as sociedades nas empresas listadas na bolsa de valores?
As empresas listadas na bolsa de valores são sociedades empresárias. Além disso, qualquer pessoa tem como se tornar sócio de uma empresa na B3 porque a característica dessas organizações é ser formada por capital aberto.
Sociedade de pessoas
A sociedade de pessoas é a participação que envolve a realização do projeto em conjunto. É o caso de um escritório de advocacia, uma padaria ou uma pequena loja. Lá todos são sócios e atuam nos negócios.
Caso alguém queira entrar, terá de convencer os envolvidos. Afinal, não abriríamos um empreendimento com qualquer pessoa, não é mesmo?
Sociedade de capitais
A sociedade de capital envolve a formação de um patrimônio coletivo. Não é a união entre pessoas que querem atuar em conjunto, mas a reunião de recursos o fator decisivo para criar a organização humana.
Esse segundo caso é a maneira como se tornar sócio de uma empresa na B3. Ao comprar ações, o investidor não tem um vínculo pessoal com os demais acionistas, apenas participando economicamente do projeto.
Você não precisa conhecer o Bill Gates para ser sócio da Microsoft nem o Elon Musk para ter ações da Tesla. As participações estão divididas em títulos, que podem ser comprados por qualquer um.
Oferta pública inicial
Uma empresa presente na bolsa de valores utiliza um processo chamado de oferta pública inicial. O IPO (sigla em inglês para initial public offering) permite que a sociedade emita títulos para captar recursos no mercado. Ao mesmo tempo, concede direito à participação nos resultados aos investidores.
Por isso, para saber como se tornar sócio de uma empresa na B3, você precisa entender o funcionamento do mercado de ações. É por meio da bolsa de valores que são realizados investimentos na Vale, Petrobrás, Banco do Brasil, Vivo, Tim Brasil etc.
Mercado secundário
Posteriormente, as ações podem ser negociadas entre investidores. Por exemplo, uma pessoa que comprou no IPO pode vender para um interessado — que, por sua vez, pode vender para outro e assim por diante.
Geralmente, é o jeito como se tornar sócio de uma empresa na B3, considerando que a negociação acontece em um ambiente público da bolsa.
Por fim, no mercado primário ou IPO, os recursos são usados para criar o capital da sociedade. Depois, no mercado secundário, o dinheiro não é destinado à empresa, pois é o acionista quem está vendendo sua participação.
Quais são os tipos de sócio?
A maneira como o sócio participa da sociedade pode ser diferenciada em categorias.
Cotista
Algumas sociedades são divididas em cotas. Para iniciar uma loja de roupa, por exemplo, precisamos comprar os produtos, contratar pessoas, regularizar a empresa, alugar um espaço físico etc.
Nesse processo, os envolvidos podem participar com bens ou trabalho, criando um capital comum: o capital social.
Porém, como a participação nem sempre é igual, esse capital é dividido em percentuais. Assim, pode ficar combinado que uma pessoa terá 50%, enquanto outras duas tem 25% cada. Cotista é quem tem uma cota, ainda que não atue na administração do negócio.
Proprietário
O sócio-proprietário é a pessoa que participou do negócio, sendo dona em conjunto com os demais. Geralmente, é sócio com a maioria das participações que aceita os demais investidores.
Administrador
O sócio-administrador é a pessoa indicada para exercer os poderes e responsabilidades da organização. É quem vai contratar o time, assinar os contratos, delegar poderes, representar a empresa em ações na justiça, entre outras atribuições.
Esse personagem precisa atuar dentro de regras preestabelecidas pelo grupo. Assim, por exemplo, pode ser definido que é proibido comprar ou vender imóveis da sociedade, e o gestor terá de agir sem ultrapassar a linha estabelecida.
Geralmente, a maioria absoluta das cotas permite a definição de quem será o administrador.
Acionista
As ações também são participações no capital social das empresas. No entanto, trazem algumas particularidades em comparação com as cotas.
Geralmente, as cotas trazem direito de participação no processo de decisão da empresa, assim como a possibilidade de fiscalização. Já as ações podem trazer restrições nesses direitos.
Os tipos de ação são dois:
- ordinária: quando se tem o poder de votar;
- preferencial: em que essa possibilidade é restrita ou não existe.
Nas preferências, encontramos benefícios como receber um pouco mais na divisão dos lucros ou ter prioridade na distribuição.
Quem não pode ser sócio?
A sociedade não pode acontecer entre casados no regime de comunhão universal ou de separação obrigatória dos bens. Isso porque, seria possível burlar regras legais.
Na comunhão universal, os bens e as obrigações já pertencem a ambos de qualquer jeito. Há um único patrimônio integrado.
Já na separação obrigatória, o patrimônio não pode ser unificado. A sociedade, portanto, facilitaria essa unificação, que seria indevida.
Um segundo caso são estrangeiros. Essas pessoas não podem comprar participações em empresas jornalísticas ou de radiodifusão sonora.
Vale ressaltar que a condição de acionista minoritário nas empresas listadas na B3 não traz limitação aos sócios. Por exemplo, mesmo em separação absoluta dos bens, os casados poderiam comprar ações de uma mesma empresa.
Deveres e direitos dos sócios acionistas?
O investidor comum tem responsabilidade pelo pagamento das ações. Seja quando forem emitidas, seja quando compradas de outros investidores, o acionista precisa pagar pelo negócio que realizou.
Para os pequenos acionistas, não existe uma participação na administração da empresa que possa gerar outros tipos de responsabilidades. Por exemplo, se uma empresa na B3 vai à falência e tem dívidas trabalhistas, você verá, no máximo, as ações desvalorizarem a zero.
Por outro lado, mesmo o pequeno investidor tem direitos:
- participação nos dividendos da empresa, conforme o tipo de ação;
- receber uma parte proporcional do patrimônio da empresa se o negócio for liquidado;
- nas ações ordinárias, votar nas assembleias;
- negociar suas ações com outros investidores;
- fiscalizar a empresa dentro dos procedimentos permitidos em lei.
Os acionistas também contam com o direito de preferência na subscrição de novas ações. É um poder exercido durante a chamada oferta pública subsequente (follow on).
Quando uma empresa já está listada na bolsa e decide emitir novas ações, o acionista atual tem preferência na compra dessas participações. A vantagem é proporcional ao número de títulos.
Como se tornar sócio de uma empresa na B3?
As empresas na bolsa de valores têm ações negociadas para qualquer interessado. O passo a passo como se tornar sócio de uma empresa na B3 é bem simples.
Abra uma conta na corretora de valores
O canal de comunicação entre o investidor e a bolsa são as corretoras de valores. Nelas, você tem acesso a ações por meio de plataformas digitais de negociação.
Faça uma transferência para conta na corretora
O passo seguinte é transferir os recursos para a conta na corretora. Assim, o saldo estará liberado para você comprar as ações.
Encontre a ação desejada
As ações podem ser encontradas pelo aplicativo de celular ou site da corretora. Geralmente, basta identificar a categoria como se fosse uma loja virtual e pesquisar pelo nome da empresa.
Você também pode usar o home broker. Essa plataforma digital é mais especializada e oferece amplo acesso ao mercado de valores. Lá, o ideal é pesquisar pelo código da ação para emitir a ordem de compra.
Faça uma proposta de compra
A ordem de compra funciona como uma oferta pela ação. Você pode se comprometer a pagar o preço de mercado ou fazer uma oferta por outro valor. Caso o preço de um vendedor atinja o patamar indicado, a operação é concluída.
Monitore as ações
Após comprar as ações, a carteira digital na corretora de valores listará seus ativos. Você pode acompanhar as cotações e vender as participações. Igualmente, em caso de pagamento de dividendos, o dinheiro será disponibilizado na sua conta.
Busque uma assessoria de investimentos
Lembre-se de que o mercado de ações envolve riscos. A renda variável é caracterizada por ativos que podem gerar ganhos ou prejuízos, pois não tem uma remuneração predeterminada.
O mais indicado é contar com apoio de especialistas ao começar a investir. As assessorias de investimentos são serviços sem custo adicional em que você pode ter o suporte de um profissional habilitado pela CVM.
A InvestSmart, por exemplo, auxilia o investidor comum com um atendimento personalizado. Você contará com o apoio necessário para montar uma carteira de investimentos diversificada e adequada ao seu perfil.
Saber como se tornar sócio de uma empresa pela B3 é o primeiro passo para buscar ganhos mais expressivos no mercado financeiro.
No entanto, antes de investir, é importante buscar o conhecimento para entender quais são os ativos mais adequados aos seus objetivos e expectativas, assim como mitigar riscos com a diversificação.
Agora que você já entende como se tornar sócio de uma empresa na B3, baixe o Ebook gratuito “Como investir nas melhores ações” e aprenda como selecionar as empresas listadas na bolsa de valores!
Resumindo
O que é necessário para se tornar sócio de uma empresa listada na B3?
Para se tornar sócio de uma empresa listada na B3 (a bolsa de valores brasileira), é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores, transferir os recursos para essa conta, pesquisar e escolher a ação desejada da empresa em que se deseja investir e, por fim, emitir uma ordem de compra através da plataforma digital da corretora.
Quais são os tipos de sociedade nas empresas listadas na B3?
As empresas listadas na B3 são sociedades empresárias, especificamente sociedades de capital aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode se tornar sócia dessas empresas comprando suas ações.
Diferentemente das sociedades de pessoas, onde a participação envolve a realização do projeto em conjunto, nas sociedades de capitais a formação de um patrimônio coletivo é o fator decisivo para criar a organização humana.
Assim, ao comprar ações, o investidor se torna acionista, não tendo um vínculo pessoal com os demais acionistas, mas participando economicamente do projeto da empresa.