Sérgio Rial, ex-Americanas, continua como presidente do conselho da Vibra
O ex-CEO do Santander e das Lojas Americanas, Sérgio Rial, foi reeleito na sexta-feira (19) para continuar como presidente do conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3). A empresa, que surgiu da privatização da BR Distribuidora, é proprietária da rede de postos BR. Rial assumiu o cargo em abril de 2022 e foi reconduzido por […]
Sérgio Rial, ex-Americanas, continua como presidente do conselho da Vibra
O ex-CEO do Santander e das Lojas Americanas, Sérgio Rial, foi reeleito na sexta-feira (19) para continuar como presidente do conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3). A empresa, que surgiu da privatização da BR Distribuidora, é proprietária da rede de postos BR.
Rial assumiu o cargo em abril de 2022 e foi reconduzido por unanimidade entre os oito membros do conselho durante a assembleia geral da companhia.
Em janeiro de 2023, durante um breve período de nove dias em que liderou as Lojas Americanas, após sete anos como CEO do Santander no Brasil, Rial foi o executivo responsável por revelar o rombo bilionário no balanço da varejista, que então entrou em recuperação judicial.
Sobre Sérgio Rial
Sérgio Rial foi quem anunciou uma das maiores surpresas do noticiário corporativo recente ao revelar que a Americanas (AMER3) tinha um rombo de R$20 bilhões em “inconsistências contábeis”.
Nascido em 28 de julho de 1960, no Rio de Janeiro, Rial é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui especialização em economia pela Universidade Gama Filho.
Ele deu início à sua carreira no banco holandês ABN AMRO e permaneceu lá por 18 anos, de 1984 a 2002. Posteriormente, o executivo ocupou o cargo de diretor de investimentos no extinto banco Bear Stearns em Nova York, de 2002 a 2004.
Em 2004, começou a trabalhar na Minnesota Cargill, nos Estados Unidos. Na empresa alimentícia, ele ocupou o cargo de vice-presidente executivo e diretor financeiro. Oito anos depois, foi convidado a assumir o cargo de CEO da Divisão Seara Foods pelo conselho de administração da Seara Alimentos. Permanecendo no setor alimentício, assumiu então a presidência da Marfrig (MRFG3), mas deixou o cargo um ano depois.
Em setembro de 2015, foi anunciado que Rial assumiria o cargo de chairman no Santander (SANB11). No ano seguinte, tornou-se o CEO do banco. Durante sua gestão, Rial foi um dos responsáveis por transformar a cultura operacional do Santander, rompendo com alguns padrões estabelecidos pela organização espanhola.
No final de 2017, o Santander promoveu um evento para comemorar o lucro de R$10 bilhões. Durante a celebração, Sérgio Rial surpreendeu ao descer de rapel até o palco central.
Em setembro de 2022, a Americanas (AMER3) anunciou a saída de Miguel Gutierrez após quase 30 anos na empresa. Em seu lugar, a varejista anunciou a chegada de Sérgio Rial, que assumiria a administração em 1º de janeiro de 2023.
No entanto, apenas 11 dias após assumir o cargo, Rial revelou o rombo contábil na empresa.