“Pix americano”: como funciona o FedNow?
Já ouviu falar no FedNow? Em julho de 2023, o banco central norte-americano lançou um sistema de pagamento instantâneo parecido com o nosso Pix. Então se você quer aprender sobre educação financeira, vale a pena conhecer o “Pix americano”. Para te ajudar nesse aprendizado, neste artigo vamos explicar como funciona o FedNow, apelidado de “Pix […]

Já ouviu falar no FedNow? Em julho de 2023, o banco central norte-americano lançou um sistema de pagamento instantâneo parecido com o nosso Pix. Então se você quer aprender sobre educação financeira, vale a pena conhecer o “Pix americano”.
Para te ajudar nesse aprendizado, neste artigo vamos explicar como funciona o FedNow, apelidado de “Pix americano”. Acompanhe!
O que é o FedNow?
Assim como o nosso Pix, o FedNow é um sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, em julho de 2023.
Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem transferir dinheiro entre contas a qualquer hora do dia e sete dias por semana.
O que é o Federal Reserve (Fed)?
O Federal Reserve (Fed) é o banco central norte-americano. Assim, ele é responsável pelas ações que promovem a estabilidade do dólar e, consequentemente, da economia do país.
Vale lembrar que, no final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos saíram fortalecidos e, por conta disso, a moeda norte-americana passou a ser uma referência para a economia mundial. Por isso, o que ocorre com o dólar acaba afetando as demais moedas do planeta.
Apesar das crises econômicas em 2008 e 2020 nos Estados Unidos, ele segue tendo a confiança internacional. Tanto é que os países utilizam o dólar como reserva.
Como funciona o FedNow?
FedNow é a sigla para Federal Reserve Now Service. Como um sistema de pagamento instantâneo, ele possibilita a transferência de dinheiro em tempo real.
Dessa forma, quando uma pessoa envia uma ordem de pagamento por meio de sua instituição financeira, o FedNow recebe o pedido, verifica a segurança e inicia a confirmação com a instituição de quem vai receber o dinheiro. E, assim como o Pix, isso ocorre em alguns segundos.
Para ter uma ideia, o FedNow estava em desenvolvimento desde 2019 e foi inspirado no nosso Pix. Outros países como Reino Unido, Austrália e Índia também já possuem sistema de pagamento instantâneo.
Quais são os benefícios do FedNow?
Dentre os benefícios do FedNow, podemos mencionar a transferência imediata de dinheiro e a sua disponibilidade 24 horas por dia e sete dias na semana.
Para ter uma ideia, até então, os norte-americanos não contavam com um sistema que funcionasse aos finais de semana. Consequentemente, as transações poderiam levar alguns dias para serem concluídas.
Quais são as instituições de pagamento que oferecem o FedNow?
O FedNow pode ser oferecido por bancos e cooperativas de crédito. Inicialmente, as instituições participantes eram:
- Avidia Bank;
- Adyen;
- Bridge Community Bank;
- BNY Mellon;
- Bryant Bank;
- Consumers Cooperative Credit Union;
- Community Bank of the Bay;
- Corporate America Credit Union;
- Eastern Corporate Federal Credit Union;
- First Internet Bank of Indiana;
- Global Innovations Bank;
- HawaiiUSA Federal Credit Union;
- INB;
- JPMorgan Chase;
- Mediapolis Savings Bank;
- North American Banking Company;
- Pima Federal Credit Union;
- Peoples Bank;
- Star One Credit Union;
- Salem Five Bank;
- United Bankers’ Bank;
- U.S. Bank;
- U.S. Department of the Treasury’s Bureau of the Fiscal Service;
- 1st Source Bank;
- Veridian Credit Union;
- Wells Fargo Bank, N.A.
Para conferir a listagem atualizada, acesse o site The Federal Reserve.
Quais são as diferenças entre o FedNow e o Pix?
Embora o FedNow tenha sido inspirado no Pix e tenha o apelido de “Pix americano”, há diferenças entre eles.
A primeira delas é que, diferentemente do Banco Central do Brasil (Bacen), o banco central norte-americano não impôs a adesão ao sistema de pagamento instantâneo. Isso porque esse tipo de regulamentação é mais regionalizado nos Estados Unidos.
Para viés de comparação, no Brasil, todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas a adotar o Pix.
Além disso, de acordo com a região e a instituição, o uso do “Pix americano” pode estar sujeito à cobrança de tarifas. Isso não ocorre no Brasil para pessoas físicas, que estão isentas de taxas.
Por fim, o banco ou a cooperativa de crédito tem liberdade para definir como será feita a identificação. No caso do nosso Pix, as chamadas chaves podem ser e-mail, chave aleatória, CPF e/ou número de telefone.
O que é o Drex?
Enquanto o Pix é um sistema de pagamento instantâneo, o Drex é a moeda digital oficial do Brasil. Seu lançamento está previsto para o final deste ano e início de 2025.
Também conhecido como Real Digital, o Drex é uma moeda emitida pelo Bacen que está lastreada no blockchain. Com isso, ela não será uma criptomoeda, porque as criptos são descentralizadas e reguladas pelos usuários.
Tenha em mente que, embora o Real Digital seja uma moeda alternativa, ele terá o mesmo valor que o dinheiro tradicional. Assim, um Real Digital valerá R$ 1,00.
Por fim, vale frisar que o dinheiro de papel não deixará de existir, no entanto, é bem provável que ele passe a circular menos. De qualquer maneira, serão necessários alguns anos para sabermos se essa tendência será ou não confirmada.
Os brasileiros podem usar o FedNow?
Não, os brasileiros não podem usar o FedNow. A exceção fica por conta daqueles que moram nos Estados Unidos e sejam clientes de alguma das instituições de pagamento que já oferecem o “Pix americano”.
O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para seguir o Portal Melhor Investimento no Instagram e no Facebook!
Resumindo
Como funciona o FedNow?
O FedNow é um sistema de pagamento instantâneo norte-americano desenvolvido pelo Federal Reserve (Fed). Ele possibilita a transferência de dinheiro em tempo real entre pessoas físicas ou jurídicas. Quando uma pessoa envia uma ordem de pagamento por meio de sua instituição financeira, o FedNow verifica a segurança e inicia a confirmação com a instituição do recebedor. O processo ocorre em alguns segundos.
Não tem Pix nos Estados Unidos?
O banco central norte-americano lançou um sistema de pagamento instantâneo similar ao nosso Pix em julho de 2023, chamado FedNow. No entanto, apesar de parecido, o “Pix americano” possui diferenças em relação ao nosso método de pagamento instantâneo.
Isso porque, diferentemente do Brasil, a adesão de bancos e cooperativas de crédito não é obrigatória. Além disso, dependendo da região e instituição financeira, pode haver cobrança de tarifas.
Como é o nome do Pix nos EUA?
O nome do sistema de pagamento instantâneo norte-americano, similar ao nosso Pix, é o FedNow, sigla para Federal Reserve Now Service. Lançado em julho de 2023, ele pode ser oferecido por bancos e cooperativas de crédito.