A Vale (VALE3), uma das maiores mineradoras do Brasil, anunciou a aprovação de um pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP) no valor bruto de R$ 0,520530743 por ação. Este montante é referente ao balanço da empresa, apurado no dia 30 de setembro de 2024, e marca uma antecipação da destinação do resultado do exercício de 2024. O pagamento está previsto para março de 2025, e os detalhes sobre a data exata serão definidos posteriormente.

Detalhes da distribuição de JCP

A Vale determinou que o valor total de JCP a ser distribuído será de R$ 0,520530743 por ação, com base nos resultados do terceiro trimestre de 2024. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da mineradora e trata-se de uma antecipação do montante a ser deliberado no fechamento do segundo semestre de 2024. O pagamento será realizado como parte dos lucros a serem distribuídos aos acionistas da companhia, seguindo os termos previstos no plano de remuneração de capital.

Além disso, é importante destacar que o valor será pago de acordo com o que for deliberado no final do segundo semestre do ano, oferecendo aos acionistas a oportunidade de contar com esse retorno adicional sobre os lucros da empresa.

Prazos importantes: datas de corte e record date

A Vale estabeleceu datas específicas para garantir que seus acionistas tenham direito a receber o pagamento dos JCP. A data de corte para os acionistas que possuem ações da Vale negociadas na B3 será no dia 11 de dezembro de 2024. Ou seja, aqueles que mantiverem as ações até esse dia terão direito ao pagamento. Já para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs), que são negociados na New York Stock Exchange (NYSE), a record date será o dia 12 de dezembro de 2024.

Essas datas são essenciais para que os investidores possam se organizar quanto à expectativa do pagamento de JCP e ao impacto nas suas estratégias de investimentos.

Negociação ex-remuneração

A partir do dia 12 de dezembro de 2024, as ações da Vale serão negociadas ex-remuneração tanto na B3 quanto na NYSE. Isso significa que investidores que comprarem as ações da mineradora após essa data não terão direito ao pagamento dos JCP, uma vez que os dividendos ou juros sobre o capital próprio já terão sido definidos para os acionistas registrados até o dia de corte.

Julia Peres

Redatora do Melhor Investimento.