Indicador antecedente de emprego (IAEmp) sobe pelo 4º mês seguido em março, revela IBGE
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou um aumento significativo em março, marcando o quarto mês consecutivo de crescimento, conforme revelado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa tendência positiva aponta para um cenário promissor no mercado de trabalho, refletindo a continuidade da trajetória favorável observada desde o final do ano passado. O IAEmp, que atingiu […]

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou um aumento significativo em março, marcando o quarto mês consecutivo de crescimento, conforme revelado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa tendência positiva aponta para um cenário promissor no mercado de trabalho, refletindo a continuidade da trajetória favorável observada desde o final do ano passado.
O IAEmp, que atingiu seu maior nível desde outubro de 2022, subiu 1,0 ponto em relação a fevereiro, alcançando 79,5 pontos. Essa ascensão é um indicativo de uma possível melhoria nas condições de emprego no futuro próximo. Os componentes do índice, especialmente os relacionados aos empregos previstos na indústria e à tendência dos negócios de serviços, contribuíram para esse resultado positivo.
Além disso, a análise dos dados das sondagens da indústria, de serviços e do consumidor pela FGV revela uma perspectiva otimista para o mercado de trabalho nos próximos meses. Esses dados combinados formam o IAEmp, uma medida importante para antecipar os rumos do emprego no país.