A divisão de Fund of Funds (fundo de fundos) do Itaú Unibanco colaborou com três gestoras independentes, Vinland, Absolute e Legacy, para estabelecer a “RF Infra Total Return”, uma série de fundos de renda fixa que apresentam uma característica inovadora no Brasil: isenção de Imposto de Renda (IR).

O benefício fiscal decorre da forma como os fundos “Vinland RF Infra Seleção”, “Absolute Hiker RF Infra Seleção” e “Legacy Capital RF Infra Seleção” foram construídos. Além de investirem em títulos de renda fixa do Brasil e do exterior, com gerenciamento ativo, esses produtos também alocam em ativos de crédito privado incentivados no setor de infraestrutura, o que os isenta de tributação.

Pedro Barbosa, encarregado da área de Fund of Funds do Itaú Unibanco, explica que a isenção de impostos é possível porque os fundos investem exclusivamente em ativos isentos. Embora a gama de ativos passíveis de investimento seja mais restrita, ela é significativa no âmbito da categoria de renda fixa.

Essa inovação surgiu como resposta ao sucesso de ativos isentos, como Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs), conforme a observação de Barbosa.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os ativos das LCIs e LCAs aumentaram significativamente em 67,59% e 75,99%, respectivamente, entre 2021 e 2022. Em contraste, o patrimônio líquido dos fundos de renda fixa cresceu 12,86% no mesmo período.

Os três novos fundos foram projetados para investidores individuais, com uma taxa máxima de administração de 1,1% ao ano, uma taxa de performance de 25% sobre o excedente do CDI, e uma meta de retorno variando de CDI+2% a CDI+4%. O investimento inicial é de R$ 1, acessível através do aplicativo íon Itaú e dos canais digitais do banco, inicialmente disponíveis somente para clientes do banco.

Rodrigo Giordano, superintendente da área de Fund of Funds do Itaú Unibanco, considera essa nova série de fundos uma alternativa interessante em um cenário de taxas de juros ainda elevadas. Apesar de não ser tão conservadora quanto um fundo DI, a linha de fundos “Infra” possui um nível de risco moderado, inferior à volatilidade observada nos fundos multimercados, por exemplo.

Com informações de E-investidor/Estadão

O que são fundos de ações e como investir?