O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 (IRPF) começa hoje (15) e ficará aberto até o dia 31 de maio. A Receita Federal espera que 43 milhões de brasileiros cumpram essa obrigação fiscal dentro desse período.

Porém, muitas pessoas acabam deixando a entrega para a última hora, mesmo quando ainda há bastante tempo disponível, como é o caso deste ano, com 77 dias até o encerramento do prazo.

Vale lembrar que postergar a entrega pode influenciar negativamente na posição da fila de restituição do imposto. Isso porque a Receita costuma priorizar aqueles que entregam suas declarações no início do prazo.

Novidade em 2024: agora você pode acelerar a restituição do Imposto de Renda

Este ano a Receita trouxe a possibilidade de acelerar esse processo e ficar em uma boa colocação na fila de restituição. Para isso, é preciso seguir esses dois passos:

  • Optarem pela declaração pré-preenchida; e 
  • Escolherem a forma de pagamento via PIX.

Como de costume, o pagamento das restituições normalmente inicia após o término do prazo de entrega, com o primeiro lote sendo pago em 31 de maio, seguido por outros quatro lotes até setembro.

Ordem de prioridades é estabelecida pela Receita

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Idosos entre 60 e 79 anos e contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério, ou seja, professores
  • Demais contribuintes.

Para as pessoas que não fazem parte dos 3 primeiros grupos prioritários, a posição na fila costumava ser definida pela data de entrega da declaração. Porém, seguindo os dois passos explicados acima, é possível acelerar o processo e fazer com que o contribuinte fique acima de quem não optou pelo pagamento via Pix, nem utilizou a declaração pré-preenchida.

Contudo, é importante destacar que deixar a declaração para os últimos dias diminui consideravelmente as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. Por isso, a recomendação dos especialistas é entregá-la o quanto antes.

O Programa do Imposto de Renda 2024 está liberado para download no  site da Receita.