A Receita Federal vai pagar nesta segunda-feira (30) o 5º lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024.

Serão contemplados mais de 511 mil contribuintes, somando um valor total de R$ 1,03 bilhão. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

De acordo com a Receita Federal, 86.570 contribuintes do Rio Grande do Sul foram priorizados, devido à situação de calamidade no estado.

Do montante total, R$ 435,2 milhões serão destinados aos contribuintes com prioridade, sendo eles:

  • 11.188 idosos acima de 80 anos
  • 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX

Além dos grupos citados acima, existem outros 106.289 contribuintes que recebem nesta segunda-feira a restituição neste lote, porém, não são prioritários.

Como consultar?

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Depois, é só clicar em “Consultar a Restituição”.

O site oferece instruções e opções de atendimento, permitindo uma busca simplificada ou detalhada da declaração por meio do extrato de processamento, acessível no e-CAC. Se houver alguma pendência, o contribuinte pode fazer a retificação e corrigir as informações.

Além disso, a Receita Federal oferece um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar a liberação das restituições do IRPF e verificar a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da Receita.

De olho na malha fina

Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá verificar se há pendências em sua declaração que possam impedir o pagamento da restituição, o que significa que ele pode ter caído na chamada “malha fina”.

Para confirmar se está na malha fina, é possível acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). 

Após fazer o login, selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”. Lá, será possível verificar se sua declaração foi retida na malha fina e identificar o motivo.

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar um código de acesso gerado no próprio site da Receita Federal ou um certificado digital emitido por uma autoridade competente.

As restituições de declarações com inconsistências, ou que estão na malha fina, só são liberadas após a correção feita pelo contribuinte ou a apresentação de comprovações que validem as informações da declaração.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.