O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em mensagem em cadeia nacional nesta quarta-feira (1º), a abertura de um amplo debate sobre a jornada de trabalho conhecida como escala 6×1. A proposta, apresentada em seu pronunciamento do Dia do Trabalho, visa encontrar formas de promover maior equilíbrio entre a rotina profissional e o bem-estar dos trabalhadores.

“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1. Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

No pronunciamento, o presidente também comentou sobre o esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, revelado por investigações da Polícia Federal. Lula destacou que o governo já atuou para encerrar as irregularidades, iniciadas em 2019.

“Na última semana, o nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que vinha operando desde 2019. Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, contou.

Além desses temas, o presidente destacou avanços de seu governo na geração de empregos e no aumento do poder de compra dos trabalhadores. Ele pontuou que medidas como o aumento da isenção do Imposto de Renda, o Desenrola Brasil e o Crédito do Trabalhador estão em andamento para beneficiar a população.

“Em apenas dois anos e quatro meses de governo, já geramos 3 milhões e 800 mil postos de trabalho com carteira assinada. Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas. O salário mínimo voltou a subir acima da inflação, e 90% das categorias profissionais tiveram ganhos reais de salário. Tudo isso só foi possível porque, depois de uma década, a economia do Brasil voltou a crescer acima de 3% por dois anos consecutivos, superando todas as expectativas”, declarou

Ele também citou ações voltadas a micro e pequenas empresas, como o Contrata+Brasil e o Programa Acredita, além da Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres e o maior investimento da história em educação em tempo integral.

“Com o Programa Acredita, aprimoramos as linhas de crédito para MEIs e as microempresas. Minhas amigas e meus amigos, o apoio, a proteção e a garantia de direitos das mulheres trabalhadoras são prioridade no nosso governo. Aprovamos a Lei da Igualdade Salarial, que garante salários iguais entre homens e mulheres no exercício da mesma função”, destacou

No encerramento de sua fala, Lula ressaltou os investimentos em educação, com foco na ampliação do ensino em tempo integral, na oferta de cursos técnicos e profissionais e no programa Pé-de-Meia, voltado a apoiar financeiramente alunos de baixa renda.

Veja também: Erika Hilton: conheça a deputada que lidera a PEC que propõe fim à escala 6×1

Carolina Gandra

Jornalista do portal Melhor Investimento, especializada em criptomoedas, ações, tecnologia, mercado internacional e tendências financeiras. Transforma temas complexos como blockchain, inteligência artificial e estratégias de mercado em conteúdos acessíveis e envolventes. Com análises atuais e visão estratégica, ajuda leitores a decifrar o futuro dos investimentos e identificar oportunidades no mercado financeiro.