Juros nos EUA: Fed mantém taxas em 5,25% a 5,50% a.a, maior nível em quase 20 anos
Juros EUA: O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou hoje (1) a decisão de manter as taxas de juros do país inalteradas, mantendo-as na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Esta marca representa o maior nível das taxas desde o ano de 2001. A escolha do Fed pela manutenção dos […]

Juros EUA: O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou hoje (1) a decisão de manter as taxas de juros do país inalteradas, mantendo-as na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Esta marca representa o maior nível das taxas desde o ano de 2001.
A escolha do Fed pela manutenção dos juros já era amplamente antecipada pelo mercado, seguindo a continuidade do referencial adotado na última reunião, realizada em setembro.
Em um comunicado oficial, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, sigla em inglês), relatou que indicadores econômicos recentes apontam para um forte crescimento na atividade econômica dos Estados Unidos no terceiro trimestre. O comunicado do Fomc ainda destacou que “os ganhos no emprego têm sido consistentes desde o início do ano, mantendo-se robustos, e a inflação continua elevada.”
Além disso, o comitê também enfatizou sua missão de buscar o pleno emprego e a manutenção da inflação em torno de 2% a longo prazo. Ao determinar a extensão de quaisquer medidas adicionais de estímulo que possam ser necessárias para atingir esses objetivos, o Fomc levará em consideração os seguintes fatores:
- O impacto acumulado da política monetária.
- O tempo necessário para que os aumentos das taxas de juros afetem a atividade econômica e a inflação.
- As condições econômicas e financeiras atuais.
Veja também:
Copom inicia reunião que vai decidir próxima Selic; veja expectativas