Fed mantém taxas de juros inalteradas em decisão unânime do FOMC
O Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu manter os juros básicos da economia do país em seu atual patamar na última quarta-feira (01). A decisão foi unânime entre os membros do comitê. Desde julho do ano passado, a taxa tem variado dentro […]

O Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu manter os juros básicos da economia do país em seu atual patamar na última quarta-feira (01). A decisão foi unânime entre os membros do comitê.
Desde julho do ano passado, a taxa tem variado dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Essa decisão estava em linha com as expectativas da maioria dos analistas. O monitor de juros FedWatch, do CME Group, indicava até o início desta tarde que 97,5% do mercado apostava na manutenção da taxa, enquanto 2,5% ainda previam uma queda de 0,25 ponto percentual.
“A inflação veio diminuindo ao longo do último ano, mas permanece elevada. Nos últimos meses, houve falta de progresso em direção à meta de inflação de 2%”, informa a nota do Fed, que acompanhou a decisão. “As perspectivas econômicas são incertas e o Comitê permanece bastante atento aos riscos de inflação.”
Segundo o comunicado, o Fed não pretende reduzir os juros até que tenha mais confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção à meta.
“O comitê está preparado para ajustar a orientação da política monetária de forma apropriada caso surjam riscos que possam impedir o cumprimento de seus objetivos”, afirma o texto.
Agora, os agentes econômicos aguardarão a entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, que poderá indicar os próximos passos da autoridade monetária. Atualmente, a percepção geral é de que a confiança do Fed na desinflação foi abalada, e muitos economistas esperam uma mensagem ‘dura’.