Os preços dos alimentos no Brasil registraram queda pelo quarto mês seguido em setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, mostrou deflação de 0,26% no grupo de alimentação e bebidas.

Nos últimos quatro meses, o recuo acumulado dos preços nesse segmento chegou a 1,17%, refletindo uma tendência de barateamento dos alimentos.

Quais alimentos estão mais baratos?

Entre os produtos que mais registraram queda estão o tomate (-11,52%), a cebola (-10,16%), o alho (-8,70%), a batata (-8,55%) e o arroz (-2,14%).

No caso da alimentação no domicílio, a deflação em setembro foi de 0,41%, menor que a queda de 0,83% registrada em agosto. Já a alimentação fora do domicílio apresentou desaceleração: passou de 0,50% em agosto para 0,11% em setembro, com destaque para o subitem lanche, cuja variação caiu de 0,83% para 0,53%.

A combinação de queda em alguns itens e desaceleração em outros influenciou o resultado geral do IPCA no mês, que ficou em 0,48%. No acumulado de 12 meses, o índice registra inflação de 5,17%. Em agosto, o IPCA do país havia registrado variação negativa de 0,11%, caracterizando o período também como de deflação.

A tendência de queda nos preços dos alimentos alivia o orçamento das famílias e mostra sinais de estabilização de alguns produtos essenciais, após períodos de alta inflação nos últimos anos.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Pedro Gomes

Jornalista formado pela UniCarioca, com experiência em esportes, mercado imobiliário e edtechs. Desde 2023, integra a equipe do Melhor Investimento.