Equatorial Energia é única a formalizar proposta por Sabesp em processo de privatização
A Equatorial Energia (EQTL3) emergiu como a única empresa a formalizar uma proposta concreta para adquirir uma posição estratégica na Sabesp (SBSP3), marcando um avanço significativo no processo de privatização do gigante de saneamento do Estado de São Paulo. Na última semana, fontes próximas informaram à Reuters que tanto a Equatorial quanto a empresa de […]

A Equatorial Energia (EQTL3) emergiu como a única empresa a formalizar uma proposta concreta para adquirir uma posição estratégica na Sabesp (SBSP3), marcando um avanço significativo no processo de privatização do gigante de saneamento do Estado de São Paulo.
Na última semana, fontes próximas informaram à Reuters que tanto a Equatorial quanto a empresa de saneamento Aegea estavam entre os principais interessados na oferta de ações que visa privatizar a Sabesp. No entanto, o Valor Econômico reportou que a Aegea desistiu do processo, citando cláusulas na oferta que incluíam uma “poison pill”, a qual impede que um sócio se torne majoritário através de uma oferta hostil.
O Estado de São Paulo planeja conduzir a privatização da Sabesp através de um “follow-on” exclusivamente secundário, dividido em duas etapas distintas. A administração estadual pretende manter uma participação minoritária na companhia, reservando 15% das ações para um “investidor estratégico”, posição que deverá ser mantida até o final de 2029.
Ambas as partes envolvidas, Equatorial e Aegea, foram procuradas para comentar sobre o assunto, mas até o momento não divulgaram posicionamento oficial. O Estado de São Paulo, responsável pelo processo de desestatização da Sabesp, anunciou que os finalistas para a tranche prioritária de ações, juntamente com seus respectivos preços, serão revelados oficialmente na próxima sexta-feira.