A B3(B3SA3), operadora da Bolsa brasileira, anunciou hoje (10) uma parceria com a Nasdaq, uma bolsa de valores americana especializada em empresas de tecnologia, para desenvolver uma nova plataforma de clearing

Através de um processo de migração gradual, a solução de clearing da B3 será transformada em uma plataforma completamente nova, sem causar riscos ao mercado.

De acordo com o comunicado, as equipes de engenharia das duas empresas trabalharão em estreita colaboração, aproveitando a experiência da Nasdaq em compensação, liquidação e gerenciamento de riscos, enquanto a B3 contribuirá com sua expertise em operar mercados com características específicas e oferecer uma ampla gama de produtos financeiros.

Com essa parceria, a B3 busca atualizar a arquitetura tecnológica de sua plataforma, permitindo atender às necessidades dos clientes à medida que o mercado evolui nos próximos anos. Além disso, o objetivo é melhorar os serviços oferecidos e facilitar a expansão da disponibilidade e capacidade dos serviços no futuro.

Funcionamento do clearing B3

A clearing integrada é responsável por realizar diversas atividades relacionadas às operações financeiras, como registro, aceitação, compensação, liquidação e gerenciamento do risco de contraparte. Essas operações envolvem derivativos financeiros, commodities e renda variável, nos mercados à vista de ouro, renda variável e renda fixa privada.

Elas são conduzidas tanto em bolsas de valores como em mercados de balcão organizado. Além disso, a clearing integrada também cuida das operações de empréstimo de ativos, que são contratadas pelos compradores e vendedores por meio dos sistemas de negociação da B3.

Veja também:
Sistema de Valores a Receber: Banco Central revela que R$ 7,1 bilhões ainda podem ser resgatados

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.