Aumenta o número de FIIs que pagam dividendos acima do CDI com Selic a 10,75%
Segundo dados da plataforma Economatica, pelo menos 56 FIIs apresentaram um dividend yield superior a 10,65% – taxa do CDI.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano, marcando o primeiro aumento desde agosto de 2022. Apesar dessa alta, houve um aumento no número de Fundos Imobiliários (FIIs) que oferecem dividendos acima do CDI.
Segundo levantamento, com dados da plataforma Economatica, pelo menos 56 FIIs apresentaram um dividend yield (retorno com dividendos) superior a 10,65% – taxa do CDI, que acompanha a Selic e serve como referência para aplicações de renda fixa.
O estudo se baseia nos 115 FIIs que compõem o Ifix – índice que reúne os fundos mais negociados na Bolsa – e considera apenas aqueles com desempenho positivo nos últimos 12 meses. Na pesquisa anterior, o número era de 54 fundos.
Encabeçando a lista, o FII de hotel Maxinvest (HMTX11), que registrou um dividend yield superior a 19% em um ano.
Dois fatores explicam o aumento no número de FIIs que superam o CDI em termos de dividendos, mesmo com a elevação da Selic:
- Houve um crescimento no número de FIIs no Ifix, passando de 112 para 115, o que amplia o universo analisado.
- A expectativa de aumento da taxa de juros fez com que muitos FIIs perdessem valor de mercado, o que resultou em um aumento do dividend yield.
Embora seja comum, a comparação entre a taxa Selic e os dividendos pagos pelos fundos imobiliários não é a mais adequada, segundo especialistas. Para investidores cujo objetivo é a geração de renda passiva e recorrente, a recomendação é comparar os FIIs com a curva de juros de longo prazo, representada pelos rendimentos dos títulos públicos do Tesouro Direto.
Além disso, ao escolher um fundo imobiliário, é importante considerar outros fatores, como a composição do portfólio, o histórico de operações, a qualidade da gestão, o nível de inadimplência, entre outros aspectos que podem influenciar no desempenho e na segurança do investimento.