Ambev (ABEV3) anuncia programa de recompra de ações
A Ambev (ABEV3) divulgou nesta quinta-feira (18) que realizará um programa de recompra de suas próprias ações. O plano estabelece a aquisição de até 13 milhões de ações ordinárias e terá validade até 18 de novembro.
Conforme o comunicado, o principal objetivo é atender às necessidades de entrega de ações relacionadas aos planos de remuneração baseados em ações, sendo possível também que as ações sejam mantidas em tesouraria, canceladas ou posteriormente alienadas.
Atualmente, a Ambev (ABEV3) possui 4.393.702.934 ações em circulação, e os papéis novos serão adquiridos utilizando as reservas de capital registradas no balanço patrimonial em 31 de março de 2023.
O que é o processo de recompra de ações?
A recompra de ações acontece quando a empresa utiliza seus recursos para adquirir os próprios títulos que estão em circulação no mercado. Dependendo do que motivou a estratégia do programa, a companhia poderá deixar essas ações na tesouraria, ou mesmo cancelá-las. Normalmente, o objetivo da recompra é provocar a valorização dos títulos.
Comumente, as empresas optam pela recompra de ações quando consideram que seus títulos estão sendo negociados abaixo do seu valor justo. Essa estratégia visa retirar uma parcela das ações em circulação, o que resulta no aumento do valor desses papéis no mercado, beneficiando assim os investidores.
Além disso, a redução do número de ações em circulação também incrementa a participação dos acionistas no capital da empresa, o que também traz benefícios para eles.