O futuro será tokenizado?
Recentemente tivemos a declaração polêmica do atual presidente do BC Campos Neto acerca do futuro de transações financeiras e seu processo de tokenização. Não sei se cabe explicar exatamente o que é a tokenização nesse artigo, mas talvez faça sentido pontuar sua relação direta com os ativos digitais no geral e sim, se não ficou […]
Recentemente tivemos a declaração polêmica do atual presidente do BC Campos Neto acerca do futuro de transações financeiras e seu processo de tokenização. Não sei se cabe explicar exatamente o que é a tokenização nesse artigo, mas talvez faça sentido pontuar sua relação direta com os ativos digitais no geral e sim, se não ficou claro, estamos falando de criptomoedas, criptoativos, Bitcoin (BTC), etc.
Se você ainda está desconfortável sobre a mudança que o mercado vem sofrendo, principalmente na última década acerca da visão de valor dos ativos digitais, talvez esteja na hora de se permitir olhar com mais carinho para o assunto.
Com toda cautela do mundo, eu recomendo que seus olhos se permitam enxergar os benefícios, bônus e ônus dessa classe de ativos. O mundo é cada vez mais digital, tal como seu dinheiro. Faz quanto tempo que você não saca um malote de alguns milhares de reais no banco mesmo?
Tudo o que é novo gera estranhamento e faz parte, mas se você não permitir que sua visão se amplie, vai ficar para trás. O jogo muda, o mercado muda e, geralmente, as mudanças trazem muito dinheiro para quem sabe se posicionar.
Empresas de tecnologia sofreram MUITO preconceito em suas fases iniciais. Atacavam a todo instante seus modelos de negócios e levantavam constantemente dúvidas sobre sua sustentabilidade. Estou certo de que, se você pudesse voltar no tempo, seria um dos que compraria boas ações da Microsoft ou da Apple, sim?
Pois bem. Se o Campos Neto, que entende um pouquinho mais de economia do que nós, tem uma opinião dessa sobre o futuro, talvez nos caiba ter humildade para aprender um pouco mais sobre a tokenização e criptoativos no geral.
E para evitar que esse artigo envelheça mal, cabe reiterar duas coisas:
1ª Profissional do mercado não deve ter opinião política. Se a personalidade mencionada resolver concorrer por partido X ou Y, desde já pondero que mencionar seu nome apenas é conveniente enquanto ele representar o nosso BANCO CENTRAL, nada mais que isso.
2ª Se o futuro não for de fato tokenizado, aprender e tentar entender como se posicionar frente aos eventos que circulam sobre os criptoativos não nos fará mal. Conhecimento nunca é demais.
Aviso Legal: As opiniões expressas nos artigos de nossos colunistas não refletem necessariamente a posição do site. O conteúdo destina-se apenas a fins informativos e não constitui orientação para investimentos ou recomendação de transações financeiras. Os leitores são aconselhados a buscar aconselhamento profissional antes de tomar decisões financeiras.