Hoje, no período da tarde, ocorre mais uma reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), composto pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e pelo Banco Central. Participarão da reunião os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Esta será a primeira reunião do grupo após o Banco Central adotar uma postura mais cautelosa, optando por um corte menor na taxa Selic, de 0,25 ponto percentual, fixando-a em 10,50% ao ano.

Essa decisão marca uma mudança de ritmo, após seis cortes consecutivos de 0,50 ponto. Mais notavelmente, o Copom decidiu abandonar as indicações futuras sobre os próximos movimentos na política monetária.

Detalhes da decisão do BC e divergências

A redução da Selic em 0,25 ponto percentual foi uma decisão tomada com divergência dos quatro diretores indicados pelo presidente Lula. Estes últimos defendiam a manutenção de cortes mais agressivos nos juros básicos, de 0,50 ponto.

Essa divergência evidencia as diferentes perspectivas dentro da diretoria do Banco Central, com alguns membros argumentando pela necessidade de medidas mais enérgicas para impulsionar a economia.

Durante a reunião do Copom, houve intensas discussões sobre o cenário econômico, as expectativas de inflação e a orientação futura da política monetária. Os membros do comitê apresentaram análises detalhadas sobre esses aspectos, buscando embasar suas decisões.

Uma análise das perspectivas revelou que o cenário esperado não se confirmou devido à desancoragem adicional das expectativas, à elevação das projeções de inflação, ao cenário internacional mais adverso e à atividade econômica mais dinâmica do que o esperado.

Impacto das Chuvas no Rio Grande do Sul

A tragédia provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul também foi mencionada durante a reunião do Copom. Além disso, além dos impactos humanitários, os membros do comitê reconheceram que essa tragédia terá desdobramentos econômicos significativos. O Copom afirmou, portanto, que seguirá acompanhando de perto esses desdobramentos.