Brasil, Guiana e Suriname avançam em cooperação no setor de petróleo e gás
Os presidentes do Brasil, Guiana e Suriname alcançaram um acordo para ampliar as discussões sobre a cooperação no setor de petróleo e gás, abrangendo exploração e produção. O anúncio foi feito em um comunicado conjunto divulgado pelos países nesta quinta-feira (29), após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes […]

Os presidentes do Brasil, Guiana e Suriname alcançaram um acordo para ampliar as discussões sobre a cooperação no setor de petróleo e gás, abrangendo exploração e produção. O anúncio foi feito em um comunicado conjunto divulgado pelos países nesta quinta-feira (29), após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes dos dois vizinhos.
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, expressou sua expectativa de que a Petrobras (PETR4) intensifique sua participação na exploração em seu país, conforme comunicado do governo brasileiro.
Lula afirmou que discutirá com a Petrobras sobre possíveis parcerias na Guiana, onde a Exxon Mobil (NYSE:XOM) realizou importantes descobertas de petróleo.
Além disso, Brasil, Guiana e Suriname se comprometeram a trabalhar “intensamente” para promover a manutenção da paz na região. Esse compromisso ocorre em meio às tensões entre Venezuela e Guiana devido à disputa territorial sobre Essequibo, uma área rica em petróleo, reivindicada pelo governo venezuelano.
Com informações de Investing.com