Com um desempenho positivo na Bolsa de Valores brasileira durante o mês de novembro, os gestores de fundos de investimento, segundo pesquisa da XP, mantêm otimismo nos ativos listados. A taxa de otimismo atual entre os gestores atinge 88%, representando um notável crescimento em comparação aos 24% observados na pesquisa anterior.

A confiança dos gestores não se limita apenas a palavras; ela também se reflete nas operações do mercado financeiro, evidenciada por um notável aumento nas posições compradas na bolsa de valores.

A XP destaca que, neste momento, 92% dos gestores participantes da pesquisa possuem posições compradas em ações de empresas, atentos às perspectivas de cortes nas taxas de juros.

Este levantamento foi conduzido como parte da última pesquisa antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa Selic em 0,50%, atingindo o patamar atual de 11,75%. Conforme indicado pelo Boletim Focus, a taxa básica de juros pode encerrar 2024 em 9,25%.

A pesquisa foi realizada no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, consultando 27 gestoras que operam mandatos multimercados do tipo macro.

A XP também identificou um aumento nas posições vendidas em dólar em relação ao real e outras moedas. Adicionalmente, os gestores de fundos estão apostando na desvalorização do euro.