A XP divulgou mudanças na sua carteira ESG recomendada para o mês de novembro. Os papéis da Lojas Renner (LREN3) foram substituídos pelos da Oncoclínicas (ONCO3), e o peso da Localiza (RENT3) foi reduzido de 10% para 5%, enquanto o peso do Itaú Unibanco (ITUB4) foi aumentado de 10% para 15%.

Segundo a XP, a retirada da Lojas Renner da carteira teve como objetivo reduzir a exposição aos riscos macroeconômicos, devido aos resultados fracos no terceiro trimestre de 2023. A inclusão da Oncoclínicas ocorreu devido à visão da XP de que a empresa está bem posicionada para crescer em receita, com forte geração de caixa, expansão do EBITDA e redução da alavancagem financeira.

A redução do peso da Localiza na carteira foi motivada pela visão mais negativa da XP em relação ao cenário macroeconômico de curto prazo, bem como pelas perspectivas mais favoráveis de lucratividade de outras empresas. Quanto ao Itaú Unibanco, a XP considera que o valuation ainda é atrativo.

A composição completa da carteira ESG inclui Auren (AURE3), Orizon (ORVR3), São Martinho (SMTO3), Suzano (SUZB3), Telefônica (VIVT3), Totvs (TOTS3) e Weg (WEGE3), todos com peso de 10%.

Em outubro, a carteira ESG recomendada pela XP teve uma queda de 5,6%, enquanto o ISE, seu índice de referência, caiu 6,6%.

Veja também:
Como montar uma carteira de ações?