Sobre a Auren Energia SA

A Auren é uma das gigantes do setor energético brasileiro. Originada da fusão estratégica entre a Votorantim S.A e o CPP Investments, a companhia está listada na Bolsa de Valores do Brasil (B3) desde 2022, sob o ticker AURE3. Hoje, atua no planejamento, construção, instalação, operação e manutenção de ativos de geração de energia renovável no Brasil. 

Em 2024, a Auren combinou seus negócios com a AES Brasil, a partir de um investimento de R$ 7 bilhões. A incorporação alçou a companhia ao lugar de terceira maior geradora de energia do país, com uma capacidade instalada de 8,8 GW. Nesse quesito, atualmente, a empresa somente está a atrás da Eletrobras (ELET3) e Engie Brasil (EGIE3).

Saiba mais sobre empresa:

Política de dividendos da Auren

Conforme a política de dividendos, os acionistas têm direito a receber, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado da empresa, conforme as regras previstas em lei. Segundo o histórico de pagamento da Auren, a companhia distirbuiu proventos, ao menos, uma vez por ano.

Em 2023, a empresa esteve entre as cinco maiores pagadoras de dividendos do país. Contudo, após a fusão firmada em 2024, vive uma potencial retração ou até uma “seca” na distribuição de proventos, conforme esperado pelo mercado.

Como investir em ações AURE3

A Auren faz parte do grupo das ações de energia, um dos setores perenes do mercado acionário brasileiro. Para investir nesses papéis, como em qualquer outro ativo da bolsa, é preciso ter conta em uma corretora. Feito isso, basta transferir os recursos e realizar a compra das ações por meio da plataforma de negociação.

Quer estar mais por dentro do setor energético brasileiro? Acesse o artigo completo sobre as principais ações de energia para investir em 2025.