A XP (XPBR31) está trazendo uma nova oferta empolgante para seus clientes. Agora, eles terão acesso a uma conta global premium, associada a um cartão de débito Mastercard, que poderá ser utilizado em mais de 210 países. Essa iniciativa é parte da estratégia da plataforma de investimentos para expandir seu catálogo internacional de produtos.

A estreia oficial deste novo cartão está agendada para acontecer durante o evento Expert XP 2023, agendado para os dias 1 e 2 de setembro. O lançamento será gradual, começando com os clientes que já possuem contas de investimento internacionais. José Berenguer, CEO do Banco XP, explicou que essa medida atende à demanda crescente por internacionalização por parte dos clientes brasileiros, preenchendo uma importante lacuna na oferta da XP.

Atualmente, quase 1 milhão de clientes da XP já estão envolvidos em investimentos no exterior. Essa nova conta global foi criada para complementar as opções internacionais já disponíveis na plataforma. A XP ressalta a integração total dessa oferta em sua plataforma como um diferencial chave em comparação com produtos similares no mercado. A ênfase está na garantia de uma experiência livre de complicações para os clientes, assegurando que cada novo produto lançado alcance altos padrões de excelência.

Funcionalidades da conta global XP

A conta global terá um saldo denominado em dólares, e o cartão de débito associado poderá ser empregado para diversas finalidades, incluindo transações de débito, envio de remessas cambiais durante 24 horas por dia e saques em diversos países. Adicionalmente, a integração com as principais carteiras digitais é oferecida, e os clientes têm a escolha entre um formato físico e digital para o cartão, tudo isso sem a cobrança de taxas mensais ou de manutenção.

Marta Pinheiro, diretora de Banking da XP, destaca outros benefícios notáveis, como a taxa de IOF de 1,1% nas remessas cambiais para a conta global XP, em comparação com a taxa de 5,38% aplicada a cartões de crédito. Além disso, o saldo na conta internacional será protegido até US$ 250 mil pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), uma agência federal dos EUA que oferece garantia para depósitos bancários.

Tendências de mercado

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no Brasil, aponta que esta oferta chega em um momento de crescimento nas contas internacionais e no uso de cartões por parte de brasileiros no exterior. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o uso de cartões no exterior cresceu 36% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O cartão de débito será emitido pelo Community Federal Savings Bank, o banco que mantém a conta nos Estados Unidos. Além disso, a XP está considerando a possibilidade de obter uma licença bancária nos EUA para atender à crescente demanda por novos produtos, embora ainda não tenha tomado uma decisão final sobre essa questão. O CEO José Berenguer mencionou a possibilidade de uma licença bancária nos EUA no futuro, mas sem um prazo definido para isso se concretizar.