De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central (BC), o número de transações PIX diárias atingiu um recorde por dois dias consecutivos na semana passada. Na quinta-feira (6), foram registradas 129,4 milhões de transações, enquanto no dia seguinte esse número aumentou para 134,8 milhões.

O BC destacou a importância do PIX como meio de pagamento para a economia do país, ressaltando que esses números demonstram sua relevância desde sua disponibilização à população brasileira em novembro de 2020.

Ainda de acordo com os dados divulgados, o mês de junho registrou o maior número de transações PIX da série histórica, que começou em novembro de 2020, com um total de 2,86 bilhões de transações. Atualmente, mais de 405 milhões de contas estão cadastradas no sistema.

No ano de 2022, o PIX se tornou a principal forma de pagamento utilizada pelos brasileiros, representando 29% de todas as transações registradas. Em 2021, essa porcentagem foi de 16%.

O sistema de pagamentos instantâneos foi implementado no final de 2020 com o objetivo de promover a digitalização das transações financeiras. Para o ano de 2024, o Banco Central planeja lançar uma nova modalidade chamada PIX Automático, visando facilitar pagamentos recorrentes de forma automática.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.