BC implementa nova modalidade do Pix a partir de 2024
Nesta quarta-feira (21) o Banco Central (BC) anunciou que a nova opção chamada PIX Automático estará disponível a partir de abril de 2024. Essa nova modalidade tem como principal objetivo permitir o pagamento automático de transações recorrentes por meio do sistema de pagamentos instantâneos. O PIX Automático possibilitará o pagamento de serviços como energia elétrica, […]

Nesta quarta-feira (21) o Banco Central (BC) anunciou que a nova opção chamada PIX Automático estará disponível a partir de abril de 2024. Essa nova modalidade tem como principal objetivo permitir o pagamento automático de transações recorrentes por meio do sistema de pagamentos instantâneos.
O PIX Automático possibilitará o pagamento de serviços como energia elétrica, gás, telefonia, internet, seguros, mensalidades escolares, academias, condomínios, serviços de streaming, clubes de assinatura e outros exemplos semelhantes.
O usuário precisará apenas autorizar previamente a repetição automática dos pagamentos periódicos. De acordo com o BC, o PIX Automático será válido para empresas de todos os setores do mercado, independentemente do tamanho.
O cronograma de testes e lançamento da nova funcionalidade foi discutido na reunião plenária do Fórum PIX, um comitê consultivo permanente para o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, realizada nesta segunda-feira, 19 de junho.
Segundo o cronograma, o BC espera:
- Compilar e publicar as regras para o PIX Automático até setembro deste ano;
- Realizar uma fase de desenvolvimento dos sistemas entre outubro e fevereiro;
- Realizar todos os testes em março;
- Lançar o PIX Automático para todos os usuários em abril.
- O comunicado do BC afirma que, atualmente, o débito automático depende de acordos bilaterais com várias instituições, o que acarreta complexidade operacional e custos elevados, restringindo o serviço a grandes empresas, normalmente fornecedoras de serviços públicos.
Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para uma parcela significativa da população, segundo o comunicado.
O BC também esclarece que o PIX Automático será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado para as empresas no momento do recebimento.
Além disso, o pagador terá as funcionalidades adequadas para gerenciar os pagamentos recorrentes e poderá estabelecer limites máximos de parcelas a serem debitadas, além de poder cancelar o serviço a qualquer momento.