Nesta quarta-feira (21) o Banco Central (BC) anunciou que a nova opção chamada PIX Automático estará disponível a partir de abril de 2024. Essa nova modalidade tem como principal objetivo permitir o pagamento automático de transações recorrentes por meio do sistema de pagamentos instantâneos.

O PIX Automático possibilitará o pagamento de serviços como energia elétrica, gás, telefonia, internet, seguros, mensalidades escolares, academias, condomínios, serviços de streaming, clubes de assinatura e outros exemplos semelhantes.

O usuário precisará apenas autorizar previamente a repetição automática dos pagamentos periódicos. De acordo com o BC, o PIX Automático será válido para empresas de todos os setores do mercado, independentemente do tamanho.

O cronograma de testes e lançamento da nova funcionalidade foi discutido na reunião plenária do Fórum PIX, um comitê consultivo permanente para o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, realizada nesta segunda-feira, 19 de junho.

Segundo o cronograma, o BC espera:

  • Compilar e publicar as regras para o PIX Automático até setembro deste ano;
  • Realizar uma fase de desenvolvimento dos sistemas entre outubro e fevereiro;
  • Realizar todos os testes em março;
  • Lançar o PIX Automático para todos os usuários em abril.
  • O comunicado do BC afirma que, atualmente, o débito automático depende de acordos bilaterais com várias instituições, o que acarreta complexidade operacional e custos elevados, restringindo o serviço a grandes empresas, normalmente fornecedoras de serviços públicos.

Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para uma parcela significativa da população, segundo o comunicado.

O BC também esclarece que o PIX Automático será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado para as empresas no momento do recebimento.

Além disso, o pagador terá as funcionalidades adequadas para gerenciar os pagamentos recorrentes e poderá estabelecer limites máximos de parcelas a serem debitadas, além de poder cancelar o serviço a qualquer momento.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.