Nesta quarta-feira (3), o Federal Open Market Committee (FOMC), o comitê do Federal Reserve (FED), decidiu, de forma unânime, elevar a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 pontos percentuais, estabelecendo uma banda entre 5% e 5,25% ao ano.

Além da decisão sobre a taxa de juros em si, os analistas de mercado estão atentos ao tom do comunicado do FED e às declarações do presidente da instituição, Jerome Powell.

Com a atualização feita nesta quarta-feira (3), o comitê aumentou as taxas de juros pela décima vez consecutiva. No comunicado divulgado, o Fomc abandonou a linguagem usada anteriormente, que sugeria a necessidade de novos ajustes para combater a inflação.

 Em vez disso, o Fed agora pretende avaliar a eficácia das ações já tomadas para determinar a melhor política monetária a ser adotada.

O comunicado não garante que o Fed interromperá a série de aumentos de taxa na próxima reunião em junho. Por fim, o texto destaca que a inflação continua alta e que o mercado de trabalho permanece forte.

Veja também:
PIB dos EUA cresce 1,1%, abaixo da expectativa

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.