O Governo Federal anunciou que um pacote de novidades no Tesouro Direto está em andamento, com lançamento planejado para julho. 

E de acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, os títulos públicos serão disponibilizados para utilização como garantia de financiamentos e caução de aluguel.

Além disso, a criação de títulos específicos está prevista, como cartões-presente para fins educacionais e para a realização de “vaquinhas”.

Durante entrevista ao Estadão/Broadcast, Rogério Ceron afirmou que o programa Tesouro Direto está recebendo uma grande prioridade e que o pacote de aprimoramentos será lançado para popularizá-lo e possibilitar o acesso de pessoas de baixa renda. 

Ainda nesta semana, o secretário terá reuniões com a B3 para alinhar os detalhes dos novos produtos. Ele destacou que os títulos têm prioridade máxima e que as novidades serão lançadas em breve, com a comercialização programada para agosto após a aprovação pela B3. 

Outras possibilidades com os Títulos do Tesouro Direto 

De acordo com Ceron, uma das possibilidades estudadas é permitir o uso dos títulos públicos como garantia para financiamentos bancários e aquisição de veículos, entre outras opções. Ele mencionou que, se uma pessoa já possui títulos do Tesouro Direto como parte de sua aposentadoria, poderá utilizá-los como garantia, o que poderia reduzir os custos.

Uma outra proposta é a criação de um título com prazo de vencimento entre três e 18 anos, direcionado a pais que desejam se planejar para arcar com os custos da universidade de seus filhos.

Veja também:
Como investir em Tesouro Selic?

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.