Howard Marks vende 30% de Itaú, reduz Petrobras e faz novas apostas
A Oaktree Capital Management, liderada pelo megainvestidor Howard Marks, revisou recentemente suas posições no mercado brasileiro, ajustando sua carteira de investimentos. Nesse cenário, a Oaktree decidiu vender aproximadamente 30% das ações que detinha do Itaú (ITUB4) e 11% da posição em Petrobras (PETR4) no segundo trimestre de 2024.
Além disso, a gestora se desfez de uma pequena parcela, inferior a 1%, de sua participação no Bradesco (BBDC4). Esses dados foram compilados pelo site Valuesider a partir de relatórios 13-F, que os maiores fundos americanos são obrigados a enviar a reguladores.
Apesar dessas vendas, o portfólio da Oaktree ainda mantém uma presença significativa de empresas brasileiras. A Gerdau (GGBR4) foi adicionada à lista de investimentos, e outras companhias, como Vale (VALE3), Braskem (BRKM5) e Azul (AZUL4), ganharam mais peso no portfólio.
A estratégia de investimentos da Oaktree é amplamente focada em setores como petróleo e gás, energia, transporte marítimo e financeiro, com uma parte significativa de sua carteira dedicada a empresas brasileiras bem-posicionadas nesses segmentos.
Detalhes das vendas
A maior redução da Oaktree Capital em empresas brasileiras ocorreu no Itaú. O fundo vendeu quase 30% de suas ações no banco, o que corresponde a 2,75 milhões de papéis preferenciais. Mesmo após essa venda significativa, o Itaú ainda representa 0,74% do portfólio da Oaktree, com 6,65 milhões de ações remanescentes.
Na Petrobras, o fundo reduziu sua participação em 11,63%, vendendo 593 mil ações. Após esse ajuste, a estatal continua a compor 1,25% do portfólio da Oaktree, com 4,5 milhões de ações restantes.
Quanto ao Bradesco, a venda foi menor em termos percentuais, com uma redução de 0,67%, o que equivale a 236,35 mil papéis. Mesmo sendo uma porcentagem baixa, o banco ainda mantém uma participação significativa no portfólio da Oaktree, representando 1,49%, com um total de 34,8 milhões de ações.
Detalhes das compras
Entre as empresas que ganharam espaço no portfólio da Oaktree está a Gerdau, entrando com 0,37%, o que equivale a 5,9 milhões de ações.
A Vale, já presente na carteira, teve sua participação aumentada em 10,73% com a compra de 1,24 milhão de novas ações, elevando sua participação para 2,72% do portfólio, totalizando 12,75 milhões de ações. Com esse movimento, a Vale se tornou a oitava maior posição da Oaktree.
A Braskem e a Azul também receberam atenção. A participação da Braskem foi aumentada em 20,5%, agora representando 0,3% do portfólio, com 2,44 milhões de ações. Já a Azul teve um incremento de 33,6% na quantidade de papéis, o que a levou a ocupar 0,19% do portfólio, também com 2,44 milhões de ações.