A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira (4) que os bancos associados deixarão de oferecer as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para Pessoas Físicas e Jurídicas até 29 de fevereiro de 2024. A medida acompanha a tendência de queda do uso do DOC nos últimos anos, impulsionada pela popularização do PIX, lançado em novembro de 2020.

O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central, vem perdendo espaço para formas mais rápidas e baratas de transferência de recursos. Segundo levantamento feito pela Febraban, em 2022, as transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações feitas no ano. Em comparação, o PIX liderou a lista com 24 bilhões de transações.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

A Febraban destaca que outras modalidades de operação oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da Transferência Eletrônica Disponível (TED), e sem custo, no caso do PIX, nas transações de menor valor.

O valor máximo transacionado pelo DOC e pela TEC é de até R$ 4.999,99 e as movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem.

“A Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban. “Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”.

A descontinuação do DOC representa mais uma etapa da evolução do sistema financeiro no Brasil, com a constante modernização e atualização dos meios de pagamento, beneficiando os clientes com mais conveniência e eficiência.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.