Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) apresentou queda de 0,5% em março, em comparação com o mês de fevereiro.

O PPI é um índice utilizado para avaliar a inflação, medindo as mudanças no preço médio recebido pelos produtores de bens e serviços. Esse indicador é considerado um antecedente da inflação ao consumidor, já que é um dos principais componentes da inflação geral.

Em uma base não ajustada, o índice de demanda final aumentou 2,7% nos 12 meses encerrados em março de 2023.

Em fevereiro, o índice básico de preços, que desconsidera as flutuações de preços de produtos mais instáveis, como alimentos, energia e margens de fornecedores, apresentou alta de 0,1% em comparação ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o índice registrou um aumento de 3,6%.

A divulgação deste resultado influenciou na queda do dólar, que às 12h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (13), operava em baixa de 0,24%, cotada a R$ 4,9054 na compra e venda.

Inflação ao consumidor dos EUA sobe em março

De acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA nesta quarta-feira (12), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% em março em relação a fevereiro, após alta de 0,4% no mês anterior, considerando ajuste sazonal. A inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,0%.

Saiba mais:

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.