A empresa líder no setor de geração termelétrica, Eneva (ENEV3), comunicou nesta sexta-feira (26) que cedeu parcialmente seus direitos creditórios relacionados a contratos de energia ao Banco Bradesco (BBDC4), com liquidação imediata dos recebíveis, na soma total de R$ 2,7 bilhões.

De acordo com o comunicado feito ao mercado, a transação faz parte de contratos de comercialização de energia gerada no ambiente regulado da usina termelétrica Porto de Sergipe, relacionados ao período de janeiro de 2026 a fevereiro de 2030.

“Os recursos levantados serão utilizados integralmente na execução do plano de ‘liability management’ da companhia, com a liquidação antecipada de contratos de dívida com custo e prazo médio menos vantajosos para a Eneva”, declarou a empresa no documento.

Eneva anuncia investimento na expansão da termelétrica Celse

Na última semana, a Eneva informou que está se preparando para um significativo aumento em seus investimentos com um plano de expansão de aproximadamente R$ 4 bilhões para sua termelétrica Celse no hub de Sergipe. O objetivo é elevar a capacidade da unidade de 1,6 GW para 2,8 GW. A notícia foi divulgada pelo diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da empresa, Marcelo Cruz Lopes.

No entanto, a realização desse investimento está condicionada ao sucesso da Eneva em obter contratos no próximo leilão de reserva de capacidade do governo, previsto para este ano. Este leilão é uma oportunidade vital para a empresa garantir novos contratos e assegurar a continuidade de seus projetos de expansão.

Além disso, a Eneva está buscando a recontratação das térmicas Parnaíba I e Parnaíba III, cujos contratos atuais estão programados para expirar no final de 2027. A obtenção desses contratos é crucial para a estabilidade e crescimento contínuo da operação da empresa.

A expansão da Celse também traz implicações significativas para o fornecimento de gás natural. Atualmente, a usina consome cerca de 6 milhões de m³/dia de gás natural. Com a ampliação, essa demanda deverá aumentar para aproximadamente 7 milhões de m³/dia. Para suprir essa necessidade, a termelétrica utilizará parte da oferta de gás natural da unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) da Eneva, localizada na região metropolitana de Aracaju.

A capacidade da unidade FSRU é de 21 milhões de m³/dia, proporcionando um fornecimento robusto para a expansão da Celse. Isso não só garante a continuidade do fornecimento de energia, mas também contribui para a estabilidade do sistema energético da região.