A Energisa (ENGI11) comunicou na última quarta-feira (12) um acordo de investimento com o Bradesco (BBDC4), detalhando a entrada do banco no quadro acionário da Energisa Participações Nordeste S.A. (EPNE).

Vale destacar que a EPNE é uma empresa de propósito específico controlada pela Energisa, dedicada a participar de outras sociedades e consórcios.

Segundo o comunicado da Energisa, o acordo faz parte da estratégia da companhia para expandir e diversificar seus negócios, fortalecendo sua posição como uma das principais distribuidoras de energia no Brasil. 

Nesse cenário, a parceria com o Bradesco deve contribuir para o crescimento da empresa e oferecer novas oportunidades de investimento e desenvolvimento no setor energético.

Sobre a operação

Com a transação, a Energisa subscreveu e integralizou novas ações da Energisa Participações Nordeste S.A. (EPNE), utilizando papéis ordinários da Energisa Paraíba (EPB) e passivos registrados da 2ª emissão de notas comerciais, no valor de R$ 1 bilhão. 

Esse valor será quitado pelos recursos provenientes da subscrição de novas ações preferenciais da EPNE pelo Banco Bradesco, que as integralizou, à vista, através de um aporte de R$ 1 bilhão.

Com a conclusão da operação:

  • O Bradesco se torna o único titular das ações preferenciais da EPNE, correspondentes a 23,64% do capital social total da empresa.
  • A Energisa passa a deter a totalidade das ações ordinárias da EPNE, elevando sua participação para 76,36% do capital total.

Além disso, foi assinado um acordo de acionistas que garante à Energisa uma opção de compra das ações preferenciais do Bradesco entre o 4º e o 10º ano após a conclusão da operação.