Em carta, Bolsonaro aponta Flávio como pré-candidato ao Planalto em 2026

Segundo Flávio, o ex-presidente escreveu a mensagem de próprio punho, no dia 23 de dezembro.

imagem do autor
Última atualização:  25 de dez, 2025 às 12:41
Flávio Bolsonaro lê à imprensa a carta escrita por Jair Bolsonaro que confirma sua pré-candidatura, ao lado do irmão Carlos. Imagem: Jovem Pan News/Youtube/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu pré-candidato à Presidência da República em 2026. A manifestação foi feita em uma carta lida pelo parlamentar pouco antes do início da cirurgia a que Bolsonaro foi submetido na manhã desta quarta-feira (24).

Segundo Flávio, a carta intitulada “Carta aos Brasileiros” foi escrita de próprio punho por Bolsonaro no dia 23, quando ele estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde permanece detido desde novembro.

No texto, o ex-presidente afirma que a decisão é “consciente e legítima” e diz que entrega ao filho “o que há de mais valioso para um pai”. Bolsonaro também afirma que a indicação tem o objetivo de preservar a representação de seus apoiadores e descreve o atual momento político como um “cenário de injustiça”.

Cirurgia de Bolsonaro

A cirurgia desta quarta-feira teve início por volta das 9h30 e foi realizada para tratar uma hérnia inguinal bilateral. A necessidade do procedimento já havia sido confirmada por perícia médica da Polícia Federal.

O ex-presidente foi internado no dia 24 de dezembro, após relatar episódios de dor, obstruções intestinais e mal-estar nos últimos meses. A intervenção se soma às cirurgias realizadas desde o atentado a faca em 2018, durante a campanha presidencial.

Leia também:

Bolsonaro cita “vontade popular” e fala em continuidade

Na carta, Bolsonaro diz que não permitirá que “a vontade popular seja silenciada” e formaliza a indicação de Flávio como pré-candidato ao Planalto em 2026. Ele afirma que o filho representa a continuidade de um projeto político e diz acreditar que o senador pode “conduzir o Brasil com justiça e firmeza”.

Veja a carta na íntegra:

Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.

Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Facebook 

Lucas Machado

Redator e psicólogo com quase 5 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.