Bolsas americanas se recuperam e fecham em alta
As ações nos Estados Unidos se recuperaram nesta sexta-feira (24), revertendo as perdas significativas do dia anterior. O resultado foi impulsionado pela notícia de uma melhora na perspectiva dos consumidores em relação à inflação, levando o índice de tecnologia Nasdaq a registrar sua quinta semana consecutiva de ganhos e alcançar um recorde de fechamento. De […]

As ações nos Estados Unidos se recuperaram nesta sexta-feira (24), revertendo as perdas significativas do dia anterior. O resultado foi impulsionado pela notícia de uma melhora na perspectiva dos consumidores em relação à inflação, levando o índice de tecnologia Nasdaq a registrar sua quinta semana consecutiva de ganhos e alcançar um recorde de fechamento.
De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, as novas encomendas dos principais bens de capital manufaturados no país se recuperaram mais do que o esperado em abril. Além disso, um relatório da Universidade de Michigan indicou que as expectativas de inflação dos consumidores melhoraram no final de maio, após uma deterioração no início do mês.
Segundo dados preliminares, o S&P 500 subiu 0,70%, atingindo 5.304,70 pontos. Enquanto isso, o Nasdaq teve um aumento de 1,11%, fechando em 16.921,02 pontos. O Dow Jones registrou uma variação positiva de 0,02%, alcançando 39.071,45 pontos.
Apesar dos ganhos no pregão, o Dow Jones interrompeu uma sequência de cinco semanas de alta, um dia após registrar a maior queda percentual diária em mais de um ano.
O que é Nasdaq?
A Nasdaq, sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas, em tradução do inglês) é a segunda maior bolsa de valores do mundo, sediada em Nova York, nos Estados Unidos. Ela se faz presente em diversos continentes, com quase 40 escritórios distribuídos em vários países.
Fundada em 1971, ela rivaliza com a tradicional New York Stock Exchange (NYSE).
A Nasdaq marcou a história ao se tornar a primeira bolsa de valores eletrônica do mundo, revolucionando a forma como as ações são negociadas. Esse pioneirismo tecnológico continua sendo um dos pilares da bolsa até hoje.
Ela é conhecida por abrigar as maiores empresas de tecnologia do planeta, como Google, Apple, Meta e Amazon. Essas empresas atraem investidores que buscam participar do crescimento do setor de tecnologia.
Apesar da forte ligação com a tecnologia, a bolsa não se limita a esse setor. Empresas de saúde, varejo, indústria e outros segmentos da economia também estão listadas na Nasdaq, o que oferece aos investidores a chance de diversificar sua carteira.
A Nasdaq é famosa por sua alta liquidez, ou seja, é fácil comprar e vender ações na bolsa. A plataforma de negociação eletrônica é reconhecida por sua eficiência, o que permite negociações rápidas e seguras.