De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central via relatório Focus nesta segunda-feira (30), os economistas do mercado financeiro decidiram elevar a estimativa de inflação para 2023, que estava em 5,48% e subiu para 5,74%.

Mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas na última semana para que fosse possível chegar na nova projeção para a economia, que teve, agora, a sua sétima alta seguida.

Meta central segundo o CMN

Já em relação à meta central da inflação, a mesma foi fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e será considerada pelo comitê caso oscile entre 1,75% e 4,75%.

Caso a estimativa se confirme, será o terceiro ano consecutivo de estouro na meta de inflação, que acontece quando o IPCA fica acima do texto fixado pelo conselho que estipula as metas.

A partir desta segunda-feira (30) até o dia 3 de fevereiro, seis empresas listadas na Bolsa de Valores (B3) vão pagar dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aos seus acionistas. Ao todo, serão cerca de R$ 130 milhões distribuídos pelas companhias.

Equipe MI