A BHP (ASX: BHP) anunciou esta semana um recorde na produção anual de minério de ferro pelo segundo ano consecutivo, impulsionado por condições climáticas favoráveis e uma maior contribuição de suas operações em South Flank, na Austrália Ocidental.

Nesse cenário, a maior mineradora listada no mundo superou as expectativas dos analistas quanto à produção trimestral de minério de ferro e cobre, conforme detalhado em seu relatório de produção. 

A empresa reportou o alcance de resultados sólidos devido a um projeto voltado para reduzir gargalos em suas operações de minério de ferro na Austrália Ocidental e a um aumento na produtividade de sua mina Escondida, no Chile.

Vale destacar que o forte desempenho da BHP ocorre após o anúncio feito na semana passada, quando a mineradora informou que suspenderia suas operações de níquel na Austrália Ocidental a partir de outubro, devido à queda nos preços do metal e ao excesso de oferta no mercado global.

Em relação ao ano inteiro encerrado em 30 de junho, a BHP produziu 287,0 milhões de toneladas de minério de ferro. Para o ano fiscal de 2025, a empresa espera produzir entre 282 milhões e 294 milhões de toneladas, enquanto avança em direção à sua meta de médio prazo de 305 milhões de toneladas.

Quanto ao ano fiscal de 2024, o fim foi marcado por um forte desempenho de produção no trimestre de junho, superando as expectativas de produção trimestral do Citi em todas as principais divisões, segundo a corretora.

Já a produção de cobre durante o trimestre aumentou 6%, em comparação com o ano anterior, para 504,9 quilo toneladas (kt), impulsionada pelo maior grau de concentração e rendimento em Escondida, disse a mineradora.

No final de maio, a BHP desistiu de uma oferta de aquisição de 49 bilhões de dólares da rival Anglo American, um plano que, naquele momento, objetivava garantir os valiosos ativos de cobre da Anglo na América Latina e elevar o acesso da BHP ao cobre.

A divulgação dos  resultados da BHP para o ano inteiro ocorrerá no dia 27 de agosto.