Ambipar anuncia parceria em projeto para profissionalizar cooperativas de reciclagem
A Ambipar (AMBP3), empresa do setor de gestão de resíduos, anunciou na noite do último domingo (25) uma parceria estratégica com a Circular, ligada à Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), para lançar o Projeto Circular.
Esse projeto visa transformar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, oferecendo melhores condições de trabalho e aumentando a eficiência no processo de reciclagem.
A ANCAT, que já representa 512 cooperativas e é responsável pela recuperação de 766 mil toneladas de resíduos, tem uma função vital, sendo responsável por coletar mais de 20% do material reciclável no Brasil.
Vale destacar que o projeto, com potencial para atingir até três mil cooperativas e um milhão de catadores, busca promover uma mudança estrutural, abrangendo a formalização do trabalho cooperado, modernização de equipamentos, e melhoria na gestão das operações.
Sendo assim, a Ambipar contribuirá com sua experiência em economia circular, oferecendo treinamento, EPIs, uniformes, além de fornecer prensas e esteiras para melhorar o processo de separação dos resíduos.
Além disso, o projeto também inclui melhorias nas instalações das cooperativas e a substituição de carroças por triciclos elétricos, visando maior eficiência e sustentabilidade.
Também é importante destacar que o projeto está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que exige que empresas demonstrem a logística reversa de 30% das embalagens que colocam no mercado, reforçando a importância da reciclagem e do manejo adequado dos resíduos.