A partir desta sexta-feira (23) a Receita Federal inicia a disponibilidade das informações sobre o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Nesse lote, um total de 5,1 milhões de contribuintes receberão seus respectivos valores. Para obter mais detalhes e realizar a consulta, verifique as informações a seguir.

As consultas referentes ao segundo lote de restituição estarão disponíveis a partir das 10 horas, e os pagamentos serão realizados na próxima sexta-feira, dia 30. O valor total a ser pago será de R$7,5 bilhões. Além disso, esse lote também abrangerá o pagamento de valores residuais de exercícios anteriores.

Neste lote recebem:

  • 130.088 idosos com mais de 80 anos
  • 978.397 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos
  • 70.589 que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 3.490.513 que não têm prioridade legal, porém optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via PIX.

Como consultar a restituição

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.

Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

No primeiro lote, pago no fim de maio, uma quantidade recorde de contribuintes foi contemplada. Foi pago um total de R$7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes. Além das restituições relativas ao ano corrente, foram incluídas ainda restituições remanescentes de anos anteriores.

Veja também:
Imposto de Renda atrasado de outros anos: como regularizar?

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.